21 jul 2018 | 13:46:32

A plenos pulmões, Machiavelli vence os 3.600 metros da PE Teothonio Piza Lara

Defensor de Beverly Hills Stud conquistou a principal prova da sabatina, em Cidade Jardim.


Machiavelli venceu com firmeza.

Imagem: Marília Lemos

Disputada neste sábado (21), em Cidade Jardim, a Prova Especial Teothonio Piza Lara, em 3.600m na pista de grama leve, para produtos de 4 e mais anos, revelou a vitória de Machiavelli, 6 anos, filho de Gio Ponti e Unique Pose (Sadler’s Wells), de criação e propriedade de Beverly Hills Stud.

Com o partidor posicionado na placa dos 1.500 metros, o lote, Lacrima de Fogo (T. H. Approval) assumiu a ponta, acionando Machiavelli em segundo e Jabimare (T. H. Approval) na terceira posição. Euquemando (Public Purse) e Em Cima do Laço (Public Purse) depois.

Na primeira passagem dos competidores pela reta de chegada, Lacrima de Fogo, Jabimare (passando para segundo) e Machiavelli livraram vários corpos à frente de Euquemando e Emcimadolaço. Quando o pelotão alcançou a seta dos 200 metros finais, Jabimare tomou a ponta de Lacrima de Fogo e passou a abrir um boqueirão, na dianteira.

Jabimare chegou a contar com 15 corpos de vantagem, na primeira colocação. A margem dos demais passou a ser reduzida somente na segunda metade da última curva. Até a altura dos últimos 300 metros, Jabimare foi capaz de resistir na ponta. Dali em diante, porém, Machiavelli assumiu o protagonismo da carreira.

No rigor de Everton Pereira, Machiavelli aparou, à distância, os avanços de Euquemando, que formou a dupla por 1 corpo e ¼. Jabimare finalizou em terceiro. Depois, Lacrima de Fogo (5 e ½) e Em Cima do Laço (6 e ¼).

Treinado por Eduardo Gosik, Machiavelli obteve a quarta vitória em 11 saídas produzidas entre Argentina e Brasil. Tempo de 3:57.78, com finais de 23.02 e 11.41.

O pai de Machiavelli, Gio Ponti (Tale of the Cat e Chipeta Springs, por Alydar) foi um múltiplo ganhador de G1, de campanha desenvolvida na década passada, em pistas norte-americanas. Dono de alto rendimento na raia de grama, conquistou nada menos que 7 provas de graduação máxima, dos 1.600 aos 2.200 metros, incluindo o Arlington Million (gr.I), no qual derrotou, dentre outros, os nossos ilustres Einstein e Glória de Campeão. Foi, ainda, segundo colocado para Zenyatta na Breeders' Cup Classic (gr.I) de 2009. Na reprodução destaca-se, principalmente, por Drefong, vencedor da Breeders' Cup Sprint (gr.I) em 2016. 

Mais notícias

Iene Fortune vence e convence na Prova Especial Super Power

Potro do Haras Nijú mantém-se como um dos melhores nomes da geração 2018, na Gávea.

Punta do Iguassu comanda dobrada no GP João Cecílio Ferraz (G1)

Potrancas do Haras Rio Iguassu deram um show à parte, em Cidade Jardim. Filha de Hat Trick ratificou sua liderança.

Estados Unidos: filha de Sutil vence a primeira, aos 2 anos

Descendente da égua brasileira, Toeris venceu maiden de US$ 61 mil, em Santa Anita.