02 mar 2017 | 16:30:42

ABCPCC e ABRAVEQ celebram parceria

Entidades desenvolverão, em conjunto, projetos relacionados ao cavalo


Tony Gusso, Rui Vicenzi e Mayra Frederico estiveram reunidos em São Paulo na última semana

Imagem: Divulgação ABRAVEQ

Na última quarta-feira (24/2) estiveram reunidos, na sede da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Corrida, em São Paulo/SP, representantes da ABCPCC e da Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ). E como fruto do encontro, foi selada uma parceria entre as duas entidades, que consistirá no desenvolvimento de uma série de projetos conjuntos relacionados ao cavalo, com ênfase no trato veterinário e assuntos correlatos.

Representando a ABRAVEQ, esteve Rui Vicenzi, atual presidente da entidade. Já pela ABCPCC compareceram Mayra Frederico e Tony Gusso, seus respectivos superintendente e diretor técnico. As entidades participarão mutuamente na divulgação de eventos e palestras organizadas por ambas, que terão por objetivo o fomento do mercado e apoio a reivindicações para o setor.  

Muito embora o cavalo PSI seja, naturalmente, o escopo da maior parte dos trabalhos a ser desenvolvidos na parceria, a expectativa de ambas as entidades é promover, também, um intercâmbio de informações e experiências junto a representantes de outras raças equinas. 

Sobre a ABRAVEQ:

A ABRAVEQ – Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos, fundada em 1989, tem como objetivo a integração entre os profissionais veterinários atuantes em equinos em todo o Brasil, desde sua fundação tem trabalhado no sentido de trazer conhecimento técnico, integrar regiões, interagir com órgãos governamentais como Ministério da Agricultura, Câmara Nacional da Agricultura, Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselhos Regionais, além de órgãos de fomento a pesquisa como CAPES, CNPQ e FAPESP, trazendo o que há de mais moderno na medicina veterinária do mundo para o Brasil.

A ABRAVEQ cresceu nos últimos anos culminando com a realização do congresso da Associação Mundial dos Veterinários de Equinos – WEVA, realizado no Guarujá – SP em 2009. Já em 2010 a ABRAVEQ deu um grande passo realizando eventos em várias regiões do Brasil, com eventos nos estados: Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul. Dessa forma levamos a ABRAVEQ aos principais núcleos de cavalos do país e fazendo com que os veterinários conheçam e valorizem a nossa Associação. E esse trabalho teve resultados ótimos, em 2011 fizemos grandes eventos, e em 2012 a Conferência Anual da ABRAVEQ realizada em Campinas teve número recorde de trabalhos (resumos) enviados, foram mais de 400, também tivemos número recorde de empresas expositoras, mais de 60, sendo 13 de outros países, e palestras de alta qualidade.

A ABRAVEQ tem crescido muito nos últimos anos, somente entre 2008 e 2012, foram realizados 14 eventos pelo pais, incluindo um congresso mundial. Foram feitos os anais da conferência anual em revista indexada, na forma impressa e digital, desde 2009 a ABRAVEQ distribui aos seus sócios a Revista Brasileira de Medicina Equina, que tem indexação, e oferece descontos e prêmios aos sócios, foram dezenas de equipamentos e instrumentos sorteados aos sócios e participantes dos eventos.

Em 2010 a ABRAVEQ participou de uma solenidade do dia do veterinário no congresso nacional em Brasília, juntamente com o Conselho Federal de Medicina Veterinária e vem participando com seu representante na Câmara da Agricultura de importantes decisões e recomendação especialmente relativo aos programas sanitários dos equídeos.

Também em 2010 a ABRAVEQ iniciou sua internacionalização através de convênios com a AAEP (Associação Americana de Veterinários de Equinos), com a EQUITANA ( A maior feira de produtos equestres do Mundo – Alemanha) e com o KER (Kentuky Equine Research, um dos mais importantes centros de pesquisas em equinos no mundo), conseguiu trazer várias empresas de outros países para serem expositores no Brasil e tem recebido inúmeros veterinários de outros países, especialmente da América Latina.

A ABRAVEQ esta posicionada como uma importante associação de classe e tem conseguido melhorar, integrar e equipar veterinários de todas as regiões do Brasil.*

*Informações extraídas do site oficial da ABRAVEQ

Mais notícias

Nesta sexta-feira, pagamento da 2ª parcela do added e penalidades da Copa ABCPCC Regional

Prova será disputada em Porto Alegre, no próximo dia 31 de julho.

Potros enfrentam a estrela London Moon no GP João Adhemar de Almeida Prado

Talvez o PSI de atuação mais aguardada em todo o festival da Copa dos Criadores, London Moon tentará manter seu brilho intenso na Taça de Prata dos machos.

Ouro da Serra: atropelada fulminante no embate dos milheiros

Defensor de Marcia Guidorzi Buffolo venceu o GP Presidente do Conselho do Jockey Club.