02 set 2017 | 20:36:07

Após 3 anos e 4 meses, Jaspion Silent reaparece com vitória na Gávea


Jaspion Silent: campeão do GP São Paulo de 2014 deu um show ao reaparecer

Imagem: Gérson Martins

Se o retorno de Jaspion Silent, por si só, despertou a atenção de inúmeros turfistas, a maneira como o corredor de 7 anos o fez, neste sábado (2), na Gávea, deixou a todos boquiabertos. Ainda que numa prova disparate em relação à categoria de Jaspion Silent, o defensor de Sonia Marques Samaja, sem correr há 3 anos e 4 meses, desde a vitória no GP São Paulo (gr.I) de 2014, derrotou Múltiplo por 9 corpos e ¼.

A prova, disputada em 2.000m na pista de grama, por produtos de 4 e mais anos até 3 vitórias, contou com Jaspion Silent acionando em destaque desde a largada. Acompanhando em segundo o ritmo do ponteiro Handler (Amigoni), Jaspion Silent tomou a dianteira ao natural, na abordagem da reta final.

Sob o comando de Victoria Mota, Jaspion Silent, então, flutuou na raia carioca. Abrindo vantagem cada vez maior na primeira posição, Jaspion Silent, conforme antecipado, deixou Múltiplo (Nedawi) a perder de vista, na segunda colocação. Treinado pelo jovem Ivan Jerônimo em Cidade Jardim, Jaspion Silent percorreu os dois quilômetros na marca de 2:01.43.

Filho do japonês Silent Name (Sunday Silence) na ganhadora de G1, Xiririca da Serra (Know Heights), Jaspion Silent pertence à geração de 2010 criada por Gianni Franco Samaja. Aos 2 anos, além de vencer uma eliminatória, em Cidade Jardim, escoltou Fixador (Crafty C. T.) no GP Farwell (gr.I). Fixador, aliás, estaria novamente no caminho de Jaspion Silent, que perdeu – por escassa margem – para o rival o GP Derby Paulista (gr.I) de 2013. Na ocasião, Fixador conquistou a tríplice coroa.

Ainda com 3 anos, no primeiro semestre de 2014, Jaspion Silent obteria em duas saídas as duas mais importantes vitórias de sua campanha. Primeiramente no GP 14 de Março (gr.III) e por fim no Grande Prêmio São Paulo (gr.I). Sob condução de Altair Domingos e treinamento de Olavo Jerônimo, Jaspion Silent derrotou, na carreira magna do turfe paulista, a Arroz Branco (Elusive Quality) e Catch A Flight (Giant’s Causeway).

Mais notícias

ABCPCC informa: ratings atualizados até 31 de janeiro

Nova pontuação dos animais em atividade no Brasil encontra-se disponível na aba Ratings, do website da ABCPCC

Maroñas: Oggigiorno conquista GP Presidente de La Republica (gr.III) pela segunda vez

Crioulo do Haras Santarém obteve a quarta vitória consecutiva.

Diretoria do Jockey Club do Paraná toma posse em Curitiba

Paulo Pelanda e seus pares de diretoria foram empossados ontem (2), no hipódromo paranaense.