02 maio 2017 | 12:09:56

Argentina: com Domingos "up", El Margot é bicampeão de G1; brasileiro Finneon forma a dupla

Alazão do Stud Don Luiz levantou, pela segunda vez seguida, o Gran Premio República Argentina (gr.I)


El Margot repetira sua vitória de 2016 para vencer, novamente, o importante G1

Imagem: Duprat Photos/Turf Diario

Disputado no feriado dessa segunda-feira (1) em Palermo, o Gran Premio República Argentina (gr.I), em 2.000m na pista de areia, para produtos de 3 e mais anos, com A$ 1,7 milhão (cerca de R$ 350 mil) para o primeiro colocado, foi dominado, a exemplo do ocorrido em 2016, por El Margot, 5 anos, filho de El Garufa e Reina Margot (Louis Quatorze), de criação de Luis Maria Aramburu e propriedade do Stud Don Luiz, que contou com ótima direção de Altair Domingos.

Sob a tocada de "Nico", El Margot superou o brasileiro Finneon (por Roderic O'Connor, do Stud Rio Dois Irmãos) por 3 corpos no disco. Finneon, que fora exportado inédito para a Argentina, já havia vencido o Clásico Otoño (gr.II) no país vizinho e vinha de finalizar em quarto no Gran Premio de Honor (gr.I). Conduzido por José Aparecido, Finneon competiu pela oitava vez em sua campanha, que acusa 3 primeiros lugares até aqui.

Harlan's Blue (Harlan's Holiday) foi o terceiro, finalizando Fiskardo (Not For Sale) e o ganhador da "Polla" do ano passado, In The Dark (Mutakddim), no complemento do placar. Treinado por Enrique Martin Ferro, El Margot (também vencedor do Gran Premio de Honor (gr.I) em 2016) soma 7 primeiros lugares em 21 corridas. Tempo de 1:59.80.

Ao longo da programação em Buenos Aires, outras 5 provas de gradução máxima foram disputadas. Giuliet Seattle (Seattle Fitz e Giulie-Halo, por Southern Halo, de criação do Haras Firmamento e propriedade da Caballeriza Doña Serafina) e Daniel Boone (Roman Ruler e Daniela Bella, por Indygo Shiner, de criação do Haras Vacacion e propriedade da Caballeriza Santa Elena) foram os melhores nos confrontos reservados à nova geração, quais tenham sido, respectivamente, os Gran Premios Jorge de Atucha (gr.I, em 1.500m na areia, para potrancas de 2 anos) e Montevideo (gr.I, em 1.500m na areia, para potros de 2 anos). Giuliet-Seattle foi conduzida por Gustavo Villalba e é treinada por Carlos Bani. Já Daniel Boone conta com o preparo de Alfredo Gaitan (que emplacou ponta e dupla no páreo) e foi conduzido por Juan Villalgra.

No Gran Premio Criadores (gr.I, em 2.000m na areia, para éguas de 3 e mais anos) prevaleceu Kiriaki (3 anos, filha de Catcher In The Rye e Kiria, por Interprete, de criação e propriedade do Haras Santa Inés), que foi pilotada por Gustavo Calvente e é treinada por Juan Udaondo. Já no Gran Premio de Las Américas - OSAF (gr.I, em 1.600m na areia, para produtos de 3 e mais anos) venceu Leo Ruler (4 anos, filho de Roman Ruler e Vendimia Pin, por L. T. Pinkerton, de criação do Haras Vacación e propriedade da Caballeriza Los Ponchos). Treinado por Guillermo Frenkel Santillan, Leo Ruler teve o líder da estatística, Pablo Falero, em seu dorso. Por fim, no Gran Premio Ciudad de Buenos Aires (gr.I, em 1.000m na pista de areia, para produtos de 3 e mais anos) levou a melhor Glory Seattle (3 anos, filho de Seattle Fitz e The Best Glory, por Honour And Glory, de criação do Haras Firmamento e propriedade do Stud Yaveran). O velocista é preparado por Marcelo Perez e foi conduzido por Jorge Luiz Peralta.

Mais notícias

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (77ª edição)

Bruninho Queiroz emplacou 4 vencedores na semana, em Singapura. Imagem: Singapore Turf Club (Divulgação) SINGAPURA BRUNO QUEIROZ: Na segunda semana da nova temporada em Kranji, nosso Bruninho desfilou todo seu talento para o público local. Assim como Manoel Nunes fizera uma semana atrás, dessa vez Queiroz também foi responsável pela condução de 4 vencedores, sendo o destaque da reunião do dia 14,... [continua ]

Lord of Westbury supera Big River no Clássico Presidente Indemburgo de Lima e Silva

Velocista do Haras Uberlândia prevaleceu no melhor páreo do dia, em Porto Alegre.

Rumo ao Ramirez, Olympic Harvard vence em Maroñas

Brasileiro, do Haras Regina, conquistou o Clásico Carlos Pellegrini (URU-gr.III). Velocistas El Danzarin e Holy Legal também demonstraram forma para a semana máxima uruguaia.