17 nov 2017 | 17:58:16

Bicampeão da Breeders’ Cup Mile (gr.I), Lure morre nos Estados Unidos

Filho de Danzing encontrava-se alojado na Claiborne Farm, no Kentucky.


Registro da vitória de Lure na Breeders' Cup Mile de 1992

Imagem: Barbara Livingston

Componente do Hall of Fame dos cavalos norte-americanos e incluído na lista dos 100 melhores cavalos de corrida dos Estados Unidos no século XX, Lure morreu esta semana, no Kentucky. O castanho faleceu em virtude de enfermidades relacionadas à idade avançada (Lure encontrava-se com 28 anos).

Nascido na própria Claiborne Farm, em 1989. Lure (filho do chefe de raça, Danzig, na ganhadora de G1, Endear, por Alydar) competiu dos 2 aos 5 anos. Sob o treinamento de Shug McGaughey, obteve a primeira vitória na Breeders’ Cup Mile (gr.I), em Gulfstream Park, aos 3 anos, quando também se tornou recordista da milha (grama), no referido hipódromo, ao assinalar 1:32.90.

No ano seguinte, em Santa Anita Park, Lure voltou a vencer, de ponta a ponta, a BC Mile.

Além das duas emblemáticas vitórias, outros importantes êxitos compuseram o retrospecto do corredor. O Caesar International Handicap (gr.I), Bernard Baruch Handicap (gr.II), Elkhorn Stakes (gr.II), Gotham Stakes (gr.II), Ekhorn Stakes (gr.II), Manhattan Stakes (gr.II), Gotham Stakes (gr.II), Kelso Handicap (gr.III) e Turf Classic Stakes (gr.III) representam outros feitos da campanha de Lure.

Retirado à reprodução com 14 primeiros lugares obtidos em 25 apresentações – e mais de US$ 2,5 milhões em prêmios – Lure retornou à Clairborne Farm, em 1995. O corredor, todavia, acusou problemas de fertilidade, que levaram à empresa de seguros responsável pelo seu contrato indenizar a Clairborne Farm. Lure passou, então, à custódia da própria seguradora que, por sua vez, recebeu proposta da Coolmore para adquirir o garanhão. Servindo no Ashford Stud – a base norte-americana da Coolmore, no Kentucky – Lure revelou, na sua primeira geração – nascida em 1996 – Orpen, vencedor do Prix Morny (gr.I), na França, e que na década seguinte ocuparia posição de grande destaque na criação argentina. Da segunda geração de Lure destaca-se a fêmea England’s Legend (criada na França por Ecurie de Meautry), vencedora do Beverly D. Stakes (gr.I), nos Estados Unidos, e reprodutora clássica.

Em 9 gerações, Lure contou com apenas 119 produtos (média de 13,2 produtos por geração). Em 2004 Lure foi aposentado, passando a residir, desde então, na Claiborne Farm.

Mais notícias

De olho no “25 de Janeiro”, Da Cocasse vence listed em Cidade Jardim

Égua do Haras Old Friends levantou o Clássico Natal (L), que colocou competidoras a ponto de bala para o tradicional páreo do próximo mês.

Muguruza confirma favoritismo e soma G3 à galeria

Filha do nacional Alcorano, pertencente ao Stud Casablanca conquistou o GP José Paulino Nogueira (G3).

Prix l’Arc de Triomphe: resultados das demais provas de G1 do meeting

Além da prova central do festival parisiense, outras 6 provas de graduação máxima foram disputadas, no fim de semana, em Longchamp.