03 abr 2018 | 19:10:50

Breeders´ Cup anuncia calendário de provas classificatórias na América do Sul

Versão 2018 do programa Win And You’re In da entidade norte-americana restou divulgada, com 5 provas na América do Sul. GP Brasil (gr.I) segue como classificatória da Breeders’ Cup Turf (gr.I).


My Cherie Amour, em 2016, venceu o GP Brasil (gr.I) e se classificou para a Breeders' Cup Turf (gr.I).

Imagem: Gérson Martins

Instituído em 2007, o programa Win And You’re In, da Breeders’ Cup, confere a ganhadores de mais de 80 corridas disputadas ao redor do mundo, direito a competir no festival norte-americano. Em 2018, a América do Sul segue no itinerário do desafio. O Grande Prêmio Brasil (gr.I), por sua vez, seguirá credenciando seu vencedor para a disputa da Breeders’ Cup Turf (gr.I), no final do ano.

Conforme informação do representante da Breeders’ Cup na América do Sul, John Fulton, as disputas começarão com o Gran Premio Criadores (gr.I), no dia 1º de maio, em Palermo, que dará à ganhadora chance de competir na Breeders’ Cup Distaff (gr.I). No dia 21 de maio, no Chile, o Gran Premio Club Hipico Falabella (gr.I) servirá de classificatória para a Breeders’ Cup Mile (gr.I). Com o foco novamente na Argentina, ainda em maio, Gran Premio 25 de Mayo (gr.I), na mesma data, qualificará o vencedor o Breeders’ Cup Turf (gr.I).

O Grande Prêmio Brasil (gr.I), no dia 11 de junho, fará de seu vencedor, a exemplo do GP 25 de Mayo, qualificado para a Breeders’ Cup Turf, conforme antecipado. Desde 2014 o GP Brasil está na rota do Win And You’re In. Até hoje, porém, nenhum dos brasileiros classificados – Bal A Bali, Barolo, My Cherie Amour e Voador Magee – chegou a competir na cobiçada carreira norte-americana, por força de lesões (no caso de Bal A Bali uma laminite que quase lhe custou a vida) sofridas durante os preparativos.

A derradeira prova do programa, na América do Sul, ocorrerá no dia 24 de junho, em Monterrico, quando a vencedora do Gran Premio Pamplona (gr.I) ganhará direito a correr na Breeders’ Cup Filly & Mare Turf (gr.I).

Quando de sua criação, o Win And You’re In contava com 27 provas, sem, contudo, dispor de políticas de fomento e patrocínio para eventuais estrangeiros que, uma vez tendo vencido tais páreos, viessem a atuar no meeting milionário. A partir de 2011, porém, com a expansão do programa, os ganhadores das provas da série passaram a receber subsídios, correspondentes às despesas de viagem (transporte) e alojamento, dos próprios animais e de seus respectivos staffs.

A Breeders’ Cup, em 2018, voltará a Churchill Downs, nos dias de 2 e 3 de novembro.

Mais notícias

Cristal: em meio às fêmeas, Kindly vence a melhor prova do dia

Defensora da Coudelaria San Paolo conquistou o Clássico Profissionais do Turfe.

Com o fôlego em dia: Garbo larga e acaba no Clássico Derby Club (L)

Fundista do Stud Yatasto venceu a última etapa da Taça Quati.

Em grande forma, Follow It fatura outro grande prêmio

Corredor da Fazenda Colina venceu o Grande Prêmio Ministério da Agricultura (G2).