12 dez 2017 | 21:27:22

Chile: Wow Cat desbanca os machos mais uma vez e se torna tríplice coroada

Filha de Lookin At Lucky levou a melhor nos 2.200m do St. Leger (gr.I) e fez do ano de 2017, juntamente de Robert Bruce, uma temporada inesquecível para os turfistas chilenos.


Invicta em 8 apresentações, Wow Cat conquistou tanto a tríplice coroa de produtos, quanto a tríplice coroa de fêmeas, do Hipódromo Chile

Imagem: Hipódromo Chile

No último fim de semana, aficionados chilenos lotaram as dependências do Hipódromo Chile, em Santiago, para aplaudir a sexta fêmea na história a conquistar a tríplice coroa local. Wow Cat, uma filha de Lookin At Lucky e Winter Cat (Cat Thief), de criação do Haras Paso Nevado e propriedade do Haras Vendaval, derrotou os machos nos 2.200m – na areia – do St. Leger (gr.I), e alçou o turfe chileno a voos ainda mais altos, em 2017, além dos quais Robert Bruce já havia proporcionado aos entusiastas locais

Jorge González fez da cerca interna a trilha para a vitória. Mantendo Wow Cat em quarto, o ginete deu rédeas à potranca durante a diminuta reta que precede a última curva. Na abordagem da reta final, Wow Cat passou francamente por Leitone (Dunkirk), o então primeiro colocado, que não ofereceu qualquer resistência à craque.

Para delírio do público, Wow Cat somente fez aumentar a margem que lhe separava de Leitone, no tiro direto. O ganhador dos 2000 Guineas (gr.I) formou a dupla 5 corpos e ½ atrás de Wow Cat, finalizando Mister Fluff (Fast Company) em terceiro. Tempo de 2:19.77.

Treinada por Carlos Urbina, Wow Cat encontra-se invicta em 8 apresentações. Para vencer a tríplice coroa*, Wow Cat conquistou vitórias nos Clásicos 1.000 Guineas (gr.I), Gran Criterium (gr.I) e St. Leger (gr.I), sendo que somente o primeiro disputou contra fêmeas. Em meio destas, aliás, Wow Cat também se sagrou tríplice coroada, vez que, além do já citado êxito no Clásico 1.000 Guineas (gr.I), obteve a primeira colocação nos Clásicos Tanteo de Potrancas (gr.I) e Alberto Solari Magnasco (gr.I).

Citado acima, Roberto Bruce (Fast Company) sagrou-se quádruplo coroado no Club Hípico de Santiago. Vencedor da etapa inicial da tríplice coroa nacional, Robert Bruce poderia teria direito a pleitear a sequência do feito no St. Leger (gr.I), do fim de semana, não fosse sua exportação para os Estados Unidos.

*A exemplo do ocorrido no Brasil, os hipódromos chilenos possuem suas respectivas tríplices coroas internas, havendo, ainda, uma tríplice coroa nacional, composta pelos Clásicos El Ensayo (gr.I) – vencido por Robert Bruce, no Club Hípico de Santiago  – St. Leger (gr.I) – vencido por Wow Cat, no Hipódromo Chile – e o El Derby (gr.I), a ser disputado no Valparaiso Sporting Club (gr.I), em fevereiro do ano que vem.

Mais notícias

Maroñas: Sinabung vence o Clásico Argentina (L)

Vendido no Leilão da Criação Nacional, crioulo do Haras Santarém conquistou batismo clássico, no Uruguai.

Internacional: quarto de Ice Chocolat em G3 e filho de Pateo do Batel vencendo no Japão são os destaques

Confira fatos relacionados ao turfe brasileiro, nas pistas do exterior.

Queen of Clubs supera os machos na Copa ABCPCC Regional (L)

Tríplice coroada juvenil, potranca da Coudelaria F.B.L. é filha do nacional Victory Is Ours.