25 jul 2018 | 18:23:00

Invicto e tríplice coroado, Justify tem campanha encerrada

Boatos acerca da aposentadoria do alazão concretizaram-se e foram repercutidos na mídia internacional. Dono de campanha invicta, seguirá para o Kentucky em agosto.


Justify, no icônico registro de seu salto no Preakness Stakes: campanha histórica.

Imagem: Alex Evers

Confirmaram-se nesta quarta-feira (25) os boatos que vinham ganhando espaço na mídia internacional desde o anúncio de uma lesão, no boleto do seu anterior esquerdo, há cerca de 15 dias. Dono de uma das mais incríveis campanhas já desempenhadas por um PSI, Justify teve encerrada a campanha nas pistas. O fato foi repercutido em diversos veículos especializados, incluindo os websites de Blood Horse e Thoroughbred Daily News.

“Justify apresentou um inchaço no boleto e ele simplesmente não se recuperou rápido o suficiente para retomar sua campanha neste segundo semestre. Todos nós gostaríamos de vê-lo competir novamente, mas, acima de tudo, é minha responsabilidade garantir que ele esteja bem. Sem um descanso entre 60 e 90 dias, ainda assim não estou certo de que fosse possível (voltar a correr)”, declarou Bob Baffert à reportagem da Blood Horse.

Filho de Scat Daddy e Stage Magic (Ghostzapper), Justify foi capaz de evoluir, da condição de animal perdedor, que abandonou na estreia, em fevereiro de 2018, para o status de 13º tríplice coroado do turfe norte-americano, em junho, num intervalo de apenas 112 dias. Além de duas corridas de chamada comum (uma eliminatória e um allowance), emendou brilhante sequência de vitórias nos Santa Anita Derby (gr.I), Kentucky Derby (gr.I), Preakness Stakes (gr.I) e Belmont Stakes (gr.I). Invicto em 6 corridas, faturou US$ 3.798.000,00 em prêmios.

“Ele é um cavalo incrível e nós estamos muito desapontados pelo fato dele não correr novamente. Tudo tem um motivo para acontecer e nós somos abençoados por termos lhe corrido para que se tornasse o 13º tríplice coroado da história”, declarou, à mesma reportagem, Kenny Troutt, titular da WinStar Farm – que detém a propriedade de Justify juntamente de China Horse Club e de SF. Criado por John Gunther, o alazão foi adquirido nos leilões de Keeneland, em setembro de 2016 (com 1 ano, portanto) pela soma de US$ 500 mil.

Justify seguirá para a WinStar Farm no próximo mês, a fim de iniciar seus preparativos para a carreira de reprodutor, a ser iniciada em janeiro de 2018. Antes, porém, o alazão receberá homenagens numa parada de despedida, no próximo sábado (28), durante as corridas de Del Mar.

Mais notícias

Após forfait no sábado, Jolie Olímpica retorna na Del Mar Mile (G2)

Brasileira fará frente aos machos, no próximo dia 23. Retirada, no Yellow Ribbon Handicap (G2) deveu-se à decisão pela concessão de maior período de recuperação à corredora, após sua última saída.

Adiamento do Grande Prêmio São Paulo 2020

Em virtude das incertezas provocadas pelo surto de Coronavírus (Covid-19) no país, o Jockey Club de São Paulo comunica aos seus sócios, colaboradores, proprietários, apostadores, profissionais do Turfe e turfistas em geral, que em decisão conjunta entre o Conselho de Administração e a Diretoria, resolveu pelo adiamento do Grande Prêmio São Paulo 2020. As demais provas internacionais que compõem o... [continua ]

De ponta a ponta, Future Queen vence o GP Duque de Caxias (gr.II)

Filha de Wild Event comandou dobrada da criação Araras.