22 mar 2017 | 13:05:37

Criação: anúncios de California Chrome no Chile e Mastery na Clairborne movimentam o mercado

Dupla recentemente aposentada é aguardada com boas expectativas nos centros criatórios


California Chrome servirá no Sumaya Stud, no Chile

Imagem: Taylor Made

Nos últimos dias, dois brilhantes corredores do turfe norte-americanos tiveram divulgadas informações sobre os seus respectivos destinos na reprodução. Enquanto California Chrome causou furor nos turfistas sulamericanos após o anúncio de sua ida ao Chile nas próximas 3 temporadas de monta do hemisfério sul, Mastery (cuja campanha ainda sequer fora encerrada, em definitivo) foi anunciado como o novo garanhão da Clairborne Farm.

Conforme publicado Eric Mitchell na Blood Horse - e também anunciado no site oficial do Jockey Club Brasileiro, por Fernando Lopes e Sylvio Rondinelli -, California Chrome cobrirá no Sumaya Stud, em solo chileno. A negociação junto à Taylor Made Farm trará o bicampeão do Eclipse Award de "Cavalo do Ano" nos Estados Unidos por 3 temporadas (2017, 2018 e 2019), sendo que atualmente o alazão cumpre a sua primeira estação de monta, no Kentucky, com serviços cotados a US$ 40 mil.

Nascido em 2011, California Chrome (filho de Lucky Pulpit e Love The Chase, por Not For Love) conquistou os Kentucky Derby (gr.I) e Preakness Stakes (gr.I), tendo lhe faltado apenas o Belmont Stakes (gr.I), em que finalizara no quarto posto, para o triunfo na tríplice coroa em 2014. Ao final da temporada, ele fora agraciado com o seu primeiro troféu de "Horse of The Year", além de melhor potro de 3 anos. Depois de uma temporada de 4 anos algo apagada, "Chrome", aos 5, voltaria às manchetes ao vencer a Dubai World Cup (gr.I), os Pacific Classic (gr.I) e Awesome Again Stakes (gr.I), além de ter escoltado Arrogate na Breeders' Cup Classic (gr.I) - sendo que a derrota não lhe impedira de voltar a ser eleito "Cavalo do Ano" nos Estados Unidos. Sua derradeira atuação coincidiu com sua nona colocação na Pegasus World Cup (gr.I), do último dia 28 de janeiro. Ao todo, o corredor foi à pista para obter 16 vitórias em 27 corridas e mais de US$ 14,7 milhões em prêmios. 

Já Mastery (por Candy Ride e Steady Course, por Old Trieste) apresentava-se como um dos principais - se não o principal - candidatos ao Kentucky Derby (gr.I) do próximo mês de abril. Após sua vitória no San Felipe Stakes (gr.II) do último dia 11 de março, todavia, o castanho foi diagnosticado com uma fratura na paleta do seu anterior esquerdo, e que muito embora tenha sido combatida com uma bem sucedida cirurgia, colocou em xeque a continuidade da campanha do animal. 

Ainda que a aposentadoria do corredor não tenha sido decidida pelos titulares de Cheyenne Stables, o Thoroughbred Daily News divulgou a informação, nessa terça-feira (21), de que Mastery será servirá na Clairborne Farm, no Kentucky, após o encerramento de sua campanha. De acordo com declaração do treinador do animal, Bob Baffert, à reportagem do TDN, o staff de Mastery somente deverá se pronunciar acerca da continuidade de sua campanha em cerca de 90 dias. 

Invicto em 4 corridas, Mastery também vencera, além de uma eliminatória na estreia, o Los Alamitos Futurity Stakes (gr.I) e o Bob Hope Stakes (gr.III), aos 2 anos. 

Mais notícias

Com autoridade, Nice Dream vence o GP Octávio Dupont (G3)

Potranca do Stud Monrêve conquistou seu batismo clássico.

Cristal: Sassy Zip encerra um 2021 perfeito, em alto estilo; Alley-Oop promete para 2022

Vencedores das principais provas da mais recente jornada realizada, em Porto Alegre, são nomes de relevo da geração 2018, em ação no Cristal.

Criação: cheia de Curlin, Tepin será leiloada em novembro

Campeã norte-americana teve sua participação confirmada nas vendas da Fasig-Tipton.