15 mar 2017 | 16:19:30

Criação: Danehill Dancer morre aos 24 anos na Irlanda

Enfermidades relacionadas à idade avançada provocaram o sacrifício do garanhão da Coolmore


Pai de 99 ganhadores clássicos, Danehill Dancer havia sido aposentado em 2013 por problemas de fertilidade

Imagem: Coolmore

No último fim de semana, o reprodutor Danehill Dancer foi sacrificado na sessão irlandesa da Coolmore. Conforme noticiado em comunicado da própria coudelaria na segunda-feira (12), complicações de saúde relacionadas à idade avançada - 24 anos - do garanhão provocaram o seu sacrifício.

Filho de Danehill e Mira Adonde (Sharpen Up), Danehill Dancer nasceu na Irlanda em 1993. Adquirido por Michael Tabor (da Coolmore) junto a Larry K. & Kip McReery (criadores do animal), Danehill Dancer destacou-se aos 2 anos, vencendo os Phoenix Stakes (gr.I) e National Stakes (gr.I) em seu país natal - resultados que fizeram dele o "champion 2yo" de sua geração na Irlanda. Aos 3 anos, Danehill Dancer venceu o Greenham Stakes (gr.III) na Inglaterra e terminou em terceiro no Prix Maurice de Gheest (gr.I) na França. Ao todo, sua campanha fora composta por 11 saídas e 4 primeiros lugares.

Danehill Dancer ingressou na reprodução em 1997, e desde então revelou-se um dos mais bem sucedidos garanhões europeus das duas últimas décadas. De acordo com os números obtidos peo Brisnet.com, em 17 gerações Danehill Dancer produziu nada menos que 99 ganhadores clássicos, incluindo os ganhadores de G1, e hoje reprodutores, Mastercraftsman e Choisir - que são indicados, por muitos, como os maiores destaques de sua produção. Os também ganhadores de G1 Esoterique, Lille Langtry, Hillstar, Dancing Rain, Again, Planteur, Speciosa, Legatissimo, Miss Beatrix, Risky Business, Steps In Time, Light Fantastic, Ave, Alexander Tango e Super Satin são outros nomes que galgam posição especial no stud record do reprodutor.

Ao todo, 2.493 produtos compuseram a produção de Danehill Dancer, sendo 1.391 ganhadores. Os prêmios obtidos por seus filhos em pista ultrapassaram os US$ 136 milhões. Em 2009, Danehill Dancer foi o reprodutor europeu líder por somas ganhas, ao passo que em 2016 - ano em que brilharam os seus netos - ganhadores de G1 - Alice Springs, Minding e The Gurkha, Danehill Dancer foi o avô materno líder na Europa. 

"Danehill Dancer foi um reprodutor maravilhoso e deixou um siginificativo legado na Coolmore por meio de seus filhos Mastercraftsman e Choisir e de seu neto Starspangledbanner, ao passo que The Gurkha é um promissor garanhão para o futuro. Sua brilhante filha Legatissimo teve sua prenhez de Gaileo verificada no ultrassom nessa manhã e Minding e Alice Springs serão reforços muito bem vindos à linha de reprodutoras quando encerrarem suas campanhas", declarou, em comunicado oficial, M. V. Magnier, um dos titulares da Coolmore.

Em 2004, Danehill Dancer havia sido aposentado em razão de índices de baixa fertilidade.

Mais notícias

Bay Bridge protagoniza anticlímax na despedida de Baaeed

Filho de New Bay foi o herói do Champion Stakes (G1) em Ascot, enquanto Baaeed perdeu sua invencibilidade, justamente, na despedida das competições.

Sublime, Hassenah volta a desbancar os machos e carimba vaga no Latinoamericano

Corredora de exceção, égua do Stud A.M.L. venceu o GP Linneo de Paula Machado (gr.III).

Conta Cheia "enche as medidas" no Governador do Estado

Arenático do Stud Nicholas & Enrico Jarussi viajou até Curitiba para vencer a "Milha" do GP Paraná