29 jun 2017 | 18:16:00

Criação: Darley aposenta Elusive Quality

Garanhão de 27 anos e dono de sucesso intercontinental visitou, por duas vezes, campos brasileiros.


Elusive Quality: pai de 126 ganhadores clássicos

Imagem: Darley America

Um dos principais nomes do elenco de reprodutores da Darley, Elusive Quality, filho de Gone West e Touch of Greatness (Hero’s Honor), foi aposentado. Aos 27 anos, Elusive Quality encontra-se alojado na sessão norte-americana da Darley, no Kentucky.

Nascido em 1993 nos Estados Unidos, o crioulo de Silver Springs Stud Farm, Inc. & Mrs. J. Costello competiu dos 3 aos 5 anos. Elusive Quality obteve 3 vitórias em 9 corridas, com destaque para os Jaipur Handicap (gr.III) e Poker Stakes (gr.III), este vencido em recorde mundial (posteriormente superado), em Belmont Park, na marca de 1:31.63 para os 1.600 metros em pista de grama.

Elusive Quality ingressou na reprodução em 1999. Logo na primeira geração o semental revelou o ganhador de G1 e champion 2yo na França, Elusive City. Na segunda geração, foi o “quase tríplice coroado” Smarty Jones, vencedor dos Kentucky Derby (gr.I) e Preakness Stakes (gr.I), quem se destacou dentre os filhos de Elusive Quality.

O vencedor da Breeders’ Cup Classic (gr.I), Raven’s Pass, e o múltiplo ganhador de G1 nos EUA, Quality Road, são outros nomes de grande chamariz no stud record de Elusive Quality. De Elusive City a Quality Road, aliás, todos servem na reprodução atualmente.

Em 2009, causou grande furor o anúncio da vinda de Elusive Quality para o Brasil. Arrendado pelo Stud TNT para duas temporadas de monta sulamericana, Elusive Quality serviu em Bagé por 2 anos. De sua passagem por campos brasileiros destacam-se os ganhadores de G1 Bonaparte (GP Derby Paulista), Avenger of Light (GP Linneo de Paula Machado, em recorde), Colorado Girl (GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra), Birking Bag (GP Diana) e Last Kiss (GP Henrique de Toledo Lara). Ganhadores de grupos II e III, Chronnos (recentemente incorporado à reprodução), Desejado Magee, Ana Luisa, Sai de Baixo, Carrocel Encantado e Ainda Melhor colaboraram para fazer de Elusive Quality o shuttling mais bem sucedido da história da criação nacional, perdendo apenas, em número de ganhadores clássicos, para Royal Academy.

Inobstante os resultados como pai, Elusive Quality destaca-se como avô materno por meio de ganhadores clássicos em  diferentes países. No Nay Never (por Scat Daddy, ganhador de G1 na França), Shonan Adela (por Deep Impact, vencedora de G1 no Japão), Guelph (por Exceed And Excell, múltipla ganhadora de G1 na Austrália), Shooting To Win (por Northern Meteor, ganhador de G1 na Austrália) e Sound And Silence (Exceed And Excel), que venceu o Windsor Castlle Stakes (gr.I) em Royal Ascot, na última semana, são os principais produtos de filhas de Elusive Quality.

Até aqui, 126 produtos de Elusive Quality tornaram-se ganhadores clássicos, sendo 50 deles vencedores de provas de grupo. Número passível de aumento, US$ 115 milhões é o valor dos prêmios conquistados por filhos do garanhão.

Mais notícias

La Mansa Nistel encerra a jornada uruguaia

Filha de Van Nistelrooy bateu a brasileira Fustic no Gran Premio Ciudad de Montevideo (gr.I).

Carf analisa cobrança de IR sobre prêmios de corridas de cavalos

Matéria foi publicada no website do Valor Econômico.

Nepal: escalada rumo à liderança da geração

Corredor do Haras Figueira do Lago dominou o Criterium do GP Conde de Herzberg (G2)