Banner Haras Regina Topo
13 Abr 2017 | 14:26:50

Criação: pai de Glória de Campeão, Impression morre no Paraná

Argentino do Haras Santarém estava prestes a completar 21 anos

Impression produziu ganhadores de G1 dos 1.000 aos 2.400 metros

Imagem: Haras Santarém

Desapareceu nessa quarta-feira (12), no Haras Santarém, em Tijucas do Sul/PR, o argentino Impression. Prestes a completar 21 anos, o pai - dentre outros animais - de Glória de Campeão foi vitimado por uma crise de laminite.

De acordo com informação do veterinário Fernando Perche, Impression também vinha enfrentando um melanoma, que estava obstruindo o intestino grosso do animal, o que debilitou, ainda mais, a saúde do animal. 

Nascido no Haras Vacacion, em 1996, Impression (filho de Rubiano e Improbable Lady, por Liloy) foi à raia por 12 vezes na Argentina, tendo obtido 5 vitórias. Velocista nato, o tordilho conseguiu seus principais êxitos nos Gran Premio Maipu (gr.I) e Clásico Coronel Pringles (gr.II), além de ter finalizando em terceiro no Estrellas Sprint (gr.I). Importado para o Brasil no ano de 2001, Impression produziu 12 gerações, com 254 produtos registrados no Stud Book Brasileiro. Vinte e nove produtos seus ganharam e/ou se colocaram em provas de black type, o que representa 11,4% de sua produção.

Mencionado acima, Glória de Campeão fez história na criação brasileira, e é o mais destacado elemento da produção de Impression. PSI nacional recordista em prêmios, Glória de Campeão (em mãe Clackson) venceu a Dubai World Cup (gr.I) em 2010, além de ter obtido outras 8 vitórias, que lhe renderam mais de US$ 9,25 milhões em prêmios.

Melhor velocista do Troféu Mossoró na temporada 2009/2010, o ganhador dos Grandes Prêmios ABCPCC (gr.I) e ABCPCC - Velocidade (gr.III) Jeton de Luxo (em mãe Saint Sever) é outro ponto alto no stud record de Impression. Vitorioso nos Grandes Prêmios Bento Gonçalves (gr.I), Protetora do Turfe (gr.III) e Linneo de Paula Machado (gr.III), Beduíno do Brasil (em mãe Vuarnet) também fora um "champion" produzido por Impression - tendo sido ele o melhor arenático do Troféu Mossoró 2012/2013.

Já a ganhadora do Gran Premio Selecion (URU-gr.I) em Maroñas, Esquentada (filha de Pioneering) é o principal sucesso de Impression, até aqui, na qualidade de avô materno.

Mais notícias

Filha do nacional Timeo, Tantiny assume a liderança entre as potrancas na Gávea

GP Luiz Fernando Cirne Lima (gr.III) rendeu nova taça ao Haras São José da Serra

Ler na íntegra

Winx brilha, vence o Cox Plate pela terceira vez e fica a uma vitória de Black Caviar

Filha de Street Cry levou ao delírio mais de 32 mil pessoas em Moonee Valley.

Ler na íntegra

Guaruman retorna com vitória na Prova Especial Heitor de Lima e Silva

Filho de Siphon, pertencente ao Haras Planície, esnobou a inatividade e bateu os animais mais velhos.

Ler na íntegra