10 dez 2018 | 08:31:09

DNA brasileiro: Glorious Forever e Silvestre de Sousa brilham na Hong Kong Cup (gr.I)

Britânico de 4 anos, com jóquei brasileiro a bordo, e égua brasileira – Hot Thong – na linha baixa, foi a principal estrela do festival de Hong Kong.


Glorious Forever e Silvestre de Sousa vencem a HK Cup 2018

Imagem: Divulgação HKJC

No domingo (9), em Sha Tin, produtos de 3 e mais anos disputaram a Longines Hong Kong Cup (gr.I), em 2.000m na pista de grama, com HK$ 28 milhões (aproximadamente R$ 14 milhões) de dotação. Vitória de Glorious Forever, 4 anos, filho de Archipenko e Here To Eternity (Stormy Atlantic), criado na Grã-Bretanha por Mrs. K. Rausing e propriedade de Michael Kwan Wing Lok.

Na largada, o brasileiro Silvestre de Sousa fez questão da primeira colocação, a bordo de Glorious Forever. Tendo o atual vencedor do páreo – e irmão próprio de Glorious Forever – Time Warp, em sua pegada, Glorious Forever ingressou na reta final 1 corpo à frente do oponente.

Em que pese a insistência de Time Warp, durante todo o tiro direto, não houve quem parasse Glorious Forever. No disco, o alazão garantiu 1 corpo sobre a égua japonesa Deirdre (Harbinger), que avançou para superar Time Warp por pequena margem.

Treinado por F. C. Lor, Glorious Forever obteve a sexta vitória (primeira clássica) em 16 saídas produzidas entre Hong Kong e Grã-Bretanha. Tempo de 2:01.71.

Além da participação de Sousa em sua vitória, há outro elemento que chama atenção, sobretudo dos brasileiros, em relação a Glorious Forever. Sua terceira mãe é Hot Thong, criada, no Brasil, pelo Haras Pemale, de Pedro Jarbas. Filha de Jaraar e Thong Thong Thong (El Gran Senor), Hot Thong conquistou duas vitórias em 8 apresentações produzidas entre os 2 e 3 anos. Destacou-se, principalmente, por angariar colocações em provas vencidas por Virgnie, quando de sua campanha em pistas brasileiras. Merece friso o fato de que Hot Thong também aparece no pedigree de Time Warp, o terceiro colocado.

Na Longines Hong Kong Vase (gr.I), em 2.400m na grama, com dotação de HK$ 20 milhões, para animais de 3 e mais anos, vitória de Exultant, 4 anos, filho de Teofilo e Contraty (esta uma filha do nosso conhecido Mark of Esteem), criado na Irlanda por Ballygallon Stud Limited e pertencente a Eddie Wong Ming Chak. Com Zac Purton “up”, Exultant derrotou a japonesa Lys Gracieux (Heart’s Cry), que foi conduzida por João Moreira, por pescoço. Treinado por Tony Cruz, percorreu a milha e meia no tempo de 2:26.56. Replay aqui.

Na vitória mais impressionante de todo o festival, o neozelandês, de 6 anos, Beauty Generation, filho de Road To Rock e Stylish Bel (Bel Espirit), de criação de Nearco Stud Limited e propriedade de Patrick Kwok Ho Chuen, venceu, pelo segundo ano consecutivo, a Longines Hong Kong Mile (gr.I), em 1.600m na grama, para produtos de 3 e mais anos, com bolsa de HK$ 25 milhões. Conduzido por Zac Purton, venceu o japonês – ganhador da Dubai Turf (gr.I) – Vivlos (Deep Impact), por 3 corpos. John Moore é o treinador de Beauty Generation, que parou os relógios no tempo de 1:33.52. Replay aqui

Houve tempo, ainda, para que o australiano Mr. Stunning, 6 anos, filho de Exceed And Excel e With Fervour (Dayjur), de criação de Makybe Racing & Breeding e propriedade de Maurice Koo Win Chong, repetisse a vitória obtida no mesmo páreo, em 2017, por ocasião da Longines Hong Kong Sprint (gr.I), em 1.200m na grama, com dotação de HK$ 20 milhões. Redeado por Karis Teetan, derrotou D. B. Pin (Darci Brahma) por ¾ de corpo. Treinado por Frankie Lor Fu-chuen, assinalou tempo de 1:08.85. Replay aqui.

 

Mais notícias

Leilão de Coberturas: inscrições se encerrarão no dia 8 de maio

Inscrição do garanhão no evento é o primeiro passo para credenciar seus produtos à participação na Copa dos Criadores ABCPCC.

Tríplices coroas ganham sequência na Gávea: promessa de emoção

Os Grandes Prêmios Diana e Francisco Eduardo de Paula Machado, ambos de G1, são as principais atrações do fim de semana do turfe brasileiro

Charme Koller larga e acaba na Prova Especial F.I.A.H.

Defensora de Alazão Stables largou e acabou, em vitória irretocável.