Banner Haras Regina Topo
24 Ago 2017 | 13:06:57

Enable e Ulysses brilham em York

Festival britânico atraiu atenções de turfistas todo o mundo.

Enable: "Arco" à vista

Imagem: Racing And Sports

Nessa semana, o hipódromo de York, na Inglaterra, serviu de palco para o seu festival mor. Entre importantes disputas levadas a cabo e destacados competidores, não houve, todavia, quem brilhasse mais do que Enable e Ulysses.

Após superar os machos no King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I), Enable (filha de Nathaniel e Concentric, por Sadler’s Wells) conquistou fácil vitória, nesta quinta-feira (24), contra éguas de 3 e mais anos no Yorkshire Oaks (gr.I), em 2.400m (aprox.) na grama, com £ 350 mil de dotação.

Com Frankie Dettori “up”, Enable assumiu a primeira posição logo após a partida. Dali em diante, a excelente corredora ensinou o caminho do disco às adversárias, sem ter o êxito ameaçado. Na linha de sentença, confortável margem de 5 corpos separou Enable da segunda colocada, Coronet (Dubawi). Queen’s Trust (Dansili) finalizou em terceiro.

John Gosden, treinador de Enable, declarou à reportagem da ITV Sport após o páreo que Enable competirá no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) do próximo mês de outubro. Pertencente ao Príncipe Khalid Abdullah, que lhe criou por meio da Juddmonte Farms, Enable obteve a sexta vitória em 7 corridas. Aos 3 anos, a potranca britânica soma troféus dos Epsom Oaks (gr.I), Irish Oaks (gr.I), Chesire Oaks (L) além do citado “King George” e do êxito de hoje. Tempo de 2:35.79.

Sem prejuízo do impacto causado por nova conquista de Enable, na reunião de ontem (23) Ulysses, 4 anos, filho de Galileo e Light Shift (Kingmambo), de criação e propriedade da Flaxman Stables Ireland, sagrou-se aplaudido protagonista no International Stakes (gr.I), em 2.100m (aprox.) na pista de grama, para animais de 3 e mais anos e dotado de £ 1 milhão em prêmios.

Vencedor do Eclipse Stakes (gr.I) e segundo colocado para Enable no “King George”, Ulysses arrematou com a desenvoltura que lhe é peculiar para derrotar Churchill (Galileo), vencedor das versões britânica e irlandesa dos 2000 Guinéus (gr.I), por 2 corpos. Barney Roy (Excelebration), primeiro colocado no St. James’s Palace Stakes (gr.I), perdeu a formação da dupla para Churchill por pescoço.

Conduzido por Jim Crowley e treinado por Sir Michael Stoute, Ulysses obteve a quinta vitória em 12 corridas. Relógios parados na marca de 2:12.11.

Mais notícias

Middle Fast conquista o GP Costa Ferraz (gr.III)

Filha de Crimson Tide pertence a Francisco de Paula Elias Filho.

Ler na íntegra

Grupos I pela Europa: resultados do fim de semana

Alemanha, França e Irlanda sediaram corridas de graduação máxima nos últimos dias.

Ler na íntegra

EUA: Bal A Bali brilha e arranha recorde no Shoemaker Mile Stakes (gr.I)

Craque criado pelo Haras Santa Maria de Araras classificou-se para a disputa da Breeders’ Cup Mile (gr.I) de novembro.

Ler na íntegra