Banner Haras Regina Topo
07 out 2018 | 13:43:47

Enable repete Corrida e Treve no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I)

Craque da Juddmonte Farms tornou-se a terceira fêmea a vencer, por duas vezes, a maior prova do turfe francês.

Enable resistiu aos avanços de Sea of Class.

Imagem: Edward Whitaker

Disputado neste domingo (7), em Longchamp, o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), em 2.400m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com dotação de € 5 milhões, foi vencido, pelo segundo ano consecutivo, por Enable, 4 anos, filha de Nathaniel e Concentric (Sadler’s Wells), criada na Grã-Bretanha pela Juddmonte Farms – do Príncipe Khalid Abdullah. Pela oitava vez na história um animal venceu o Arco duas vezes, sendo a terceira fêmea – antes, Corrida (1936 e 1937) e Treve (2013 e 2014) –a fazê-lo.

Enquanto Nelson (Frankel) puxava o train de corrida, seguido de Capri (Galileo) e Defoe (Dalakhani), Frankie Dettori aguardava na quarta colocação, com Enable. Na reta de chegada, Enable sequer precisou ser exigida, num primeiro momento, para alcançar os ponteiros. Recebendo a partida de seu jóquei, a 300 metros do disco, Enable suportou, então, nos lances decisivos, ataques ferozes de Sea of Class (Sea The Stars).

Vinda do fundo do lote, a melhor potranca de 3 anos, do turfe europeu, na atualidade, colocou em xeque a vitória de Enable. Para alegria, contudo, da maioria dos apostadores, que fizeram de Enable a favorita do páreo, no disco havia pescoço de Enable à frente de Sea of Class, em ponta e dupla feminina. Segundo colocado no ano passado, Cloth of Stars (Sea The Stars) foi o terceiro desta feita, ao passo que Waldgeist (Galileo), o vencedor da corrida preparatória – Prix Foy (gr.II) – foi o quarto, após sofrer com reta de chegada ruim. Em quinto, Capri.

Treinada por John Gosden (obteve sua terceira vitória no Arco, enquanto Dettori somou a sexta), Enable passa a contar com 9 vitórias em 10 saídas. Dona de uma das melhores campanhas já desempenhadas por uma fêmea, na história do turfe mundial, precisou de 2:29.24 para percorrer a milha e meia, em Paris.

Mais notícias

Epsom Derby: Galileo está presente nos pedigrees de 42% dos possíveis competidores

Após atualização da lista de potenciais participantes do Derby de Epsom, percentual de descendentes de Galileo, que poderão competir na prova, ratificam soberania do garanhão irlandês.

Ler na íntegra

ABCPCC Informa: regularização de plantéis

A Diretoria da ABCPCC informa que os associados da entidade receberão, nos próximos dias, correspondências do Stud Book Brasileiro que têm por objetivo a regularização dos plantéis de PSI.

Ler na íntegra

Lamartine emplaca vitória autoritária no Grande Criterium

Líder do Stud Eternamente Rio confirmou seu favoritismo no GP Linneo de Paula Machado (gr.I).

Ler na íntegra