12 ago 2018 | 14:52:54

Enólogo ratifica dotes de fundista na Prova Especial Formastérus

Alazão do Stud Sweet Dani prevaleceu no principal embate do dia, no Jockey Club Brasileiro.


Enólogo sacou 1/2 corpo de vantagem sobre Fala Camarada.

Imagem: Gérson Martins

Disputada neste domingo (12), no Jockey Club Brasileiro, a Prova Especial Formastérus – IV Etapa da Taça Quati, em 2.800m na pista de grama (pesada), para produtos de 4 e mais anos, teve em Enólogo, 5 anos, filho de Drosselmeyer e Inner’s Girl (Dodge), de criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Sweet Dani, o seu ganhador.

Tallin (Shirocco) assumiu a ponta, após a largada, mas restou ultrapassado por Little Secret (Glória de Campeão), antes mesmo da passagem inicial, do lote, pelo disco. Matheus Julio (Redattore) era o terceiro, com Fala Camarada (First American) disputando o quarto posto com Quirón (Public Purse). Enólogo e Euquemando (Public Purse) encerravam o pelotão.

Superada a diminuta reta da direita, Tallin retomou a dianteira, passando Matheus Julio a correr em segundo e Little Secret a aguardar na terceira posição. Ao final da reta oposta, Quiron, já procurado por Carlos Lavor, tomou o terceiro de Little Secret.  

Abordado o tiro direto, Tallin e Matheus Julio deram início a duelo pela liderança, ao passo que Quiron dava por encerrada sua missão no páreo. Com melhor ação, Matheus Julio dominou o oponente na altura dos 400 metros finais. Pouco adiante, surgiram, em fortes arremates, Fala Camarada e Enólogo – que atropelavam, praticamente, emparelhados.

Deixando Matheus Julio para trás a 250 metros do disco, a dupla passou a disputar, galão a galão, a primeira posição. Na insistência de Leandro Henrique, Enólogo sacou ½ corpo de vantagem sobre Fala Camarada. Em terceiro, Matheus Julio (4 e ¾). Little Secret (5) e Quiron (6 e ¾) completaram o marcador.

A seguir: Euquemando e Tallin.

Responsável pelo treinamento dos dois primeiros colocados, Ronaldo Marins Lima enviou Enólogo à raia para que conquistasse a sexta vitória em 17 saídas. Vencedor dos Grandes Prêmios Doutor Frontin (gr.II), José Buarque de Macedo (gr.III), ABCPCC – Taça Stud Book Brasileiro (gr.III) e da Prova Especial Formastérus, percorreu a distância na marca de 2:59.36.

Mais notícias

Copa dos Criadores 2021: chamada, valores de added e penalidades

Festival será realizado, no dia 27 de junho, no Jockey Club Brasileiro.

PE Humberto Malzoni Scarano: Karmanguia largou em último e cruzou em 1º!

Defensor do Haras Maria Aparecida venceu o melhor páreo da sabatina paulista,

Pesquisa sugere predisposição genética, de equinos atletas, à ocorrência de acidentes graves

Estudo da Universidade do Kentucky identificou 3 genes, com diferentes níveis de atividade, entre atletas saudáveis e atletas severamente lesionados.