25 dez 2018 | 09:56:01

Estrelas absolutas, Enable e Winx seguirão campanha em 2019

Após defensora da Juddmonte ter confirmados os planos de sua terceira tentativa no Prix l’Arc de Triomphe, craque australiana também teve anunciada a manutenção de seu treinamento, para 2019.


Winx (esq.) e Enable: atrações do mundo turfístico para 2019.

Imagem: News.au

Dentre discordâncias e opiniões divergentes, muito dificilmente as concordâncias no mundo turfístico, em 2018, deixaram de passar pelos nomes de Enable e Winx. Pelo segundo ano consecutivo, as duas fêmeas roubaram a cena no noticiário especializado, cravando seus retrospectos, aliás, em meio àqueles considerados como os melhores de todos os tempos. Para a satisfação de fãs e admiradores, ambas permanecerão em treinamento no ano de 2019.

Melhor animal do mundo – ao lado de Cracksman, com um rating de 130 libras – em 2018, de acordo com o ranking da Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA), Winx (Street Cry) teve confirmada a manutenção de sua campanha, para o ano que vem. A informação foi prestada pelo treinador Chris Waller e restou repercutida em diversos veículos da mídia turfística internacional (incluindo a matéria, em primeira mão, de James Burn, no website do Racing Post). De acordo com Waller, Winx – que em 2019 estará com 8 anos – retomará sua campanha no Apollo Stakes (gr.I), em fevereiro, no hipódromo de Randwick.

Winx soma incríveis 33 primeiros lugares em 39 saídas produzidas nas pistas da Austrália. Venceu suas últimas 29 corridas e conta com nada menos que 22 primeiros lugares em provas de G1. Em agosto deste ano, ao obter a 26ª vitória consecutiva, superou o recorde local de êxitos “a fio” pertencente, até então, à não menos emblemática Black Caviar.

Já Enable (Nathaniel) seguirá alojada nas cocheiras de John Gosden, na Grã-Bretanha, a fim de tentar façanha jamais alcançada, por qualquer outro PSI, na história. A corredora poderá tornar-se o primeiro animal a vencer, por 3 vezes, o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I).

Sem prejuízo do possível feito acima, Enable demonstrou, em 2018, que é talhada, justamente, à quebra de tabus. Nunca antes havia se conquistado, em sequência, o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) e a Breeders’ Cup Turf (gr.I). Ela foi a primeira a fazê-lo, após derrotar – a também fêmea – Magical em Churchill Downs, no início de novembro.

Até aqui Enable conta com 10 vitórias em 11 saídas. Sete de seus êxitos correspondem a provas de graduação máxima.

Mais notícias

Sum Gold e Lizarra vencem os melhores páreos do dia, em Porto Alegre

Defensores de Telmo Nunes Estrella e Lizarra prevaleceram nos Clássicos Presidente Carlos A. Drugg e Presidente Daniel Krieger.

PE Joaquim Marques Lisboa : Zilhão Dolar confirma favoritismo e vence com autoridade

Em grande forma, corredor do Haras Free Way obteve novo êxito correndo "pela curva".

Oriana do Iguassu conhece Cidade Jardim e segue invicta

Velocista do Haras Rio Iguassu confirmou seu favoritismo na Prova Especial Emabruk.