19 maio 2018 | 17:42:16

EUA: Vettori Kin brilha no Louisville Handicap (gr.III)

Corredor do Haras Old Friends, Stud TNT & Fern Circle Stables conquistou o Louisville Handicap (gr.III). Some In Tieme finalizou no quarto posto.


Vettori Kin venceu com autoridade.

Imagem: Coady Photo/Divulgação Churchill Downs

Destinado a produtos de 4 e mais anos, o Louisville Handicap (gr.III), em 2.400m na pista de grama, com US$ 100 mil de dotação, foi disputado neste sábado (19), em Churchill Downs. Vitória do brasileiro Vettori Kin, 5 anos, filho de Vettori e Miss Kin (Laramie Trail), de criação do Haras Old Friends e propriedade deste em sociedade com o Stud TNT e Fern Circle Stables.

Enquanto Designed For War (War Front) ditava o ritmo da competição, Julien Leparoux mantinha Vettori Kin em sexto. Sob ritmo lento, com parciais de 24.93 e 50.34, o pelotão superou o disco, na primeira volta, e completou a reta oposta. Na cabeceira da última curva, Vettori Kin chegou a sobrar para sexto. Mas nada que tirasse a tranquilidade de Leparoux, que, a 600 metros do disco, trazia o brasileiro – visivelmente – sobrando em suas mãos.

Lançado por fora do bloco de animais que vinha à frente, na reta de chegada, Vettori Kin não encontrou dificuldades para lhes ultrapassar. Em vitória firme – a primeira nos Estados Unidos – derrotou o argentino Harlan Strong (Harlan’s Holiday) por 2 corpos e ½. Bronson (Medaglia d’Oro) finalizou em terceiro, com o também brasileiro Some In Tieme (por Shirocco, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade de Some In Tieme Inc.) arrematando em quarto. Some In Tieme, que havia vencido esse mesmo páreo, em 2017, correu na última posição, durante a maior parte do tempo. Foi conduzido por Manoel Cruz.

Treinado por Kenneth McPeek (encilhou, ainda, Harlan Strong e Some In Tieme), Vettori Kin conquistou a quarta vitória em 13 saídas. No Brasil, se destacou ao vencer os Grandes Prêmios Derby Paulista (gr.I) e Linneo de Paula Machado (gr.III). Vindo de finalizar em terceiro num allowance disputado há menos de uma semana, em Churchill Downs, percorreu a milha e meia no tempo de 2:30.14.

Mais notícias

Criação: Northern Afleet morre nos Estados Unidos

Bem sucedido reprodutor, com passagem pela criação brasileira, foi sacrificado, no Kentucky, aos 25 anos.

Criação brasileira perde Holding Glory

Um dos mais promissores valores, dentre os reprodutores nacionais em atividade, morreu em Bagé, aos 12 anos.

Enólogo: fôlego em dia no GP ABCPCC – Taça Stud Book Brasileiro (gr.III)

Alazão do Stud Sweet Dani prevaleceu no embate dos fundistas.