24 fev 2017 | 18:25:35

Guaruman brilha no GP Estado do Rio de Janeiro (gr.I)

Destinado a produtos de 3 anos, o Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (gr.I), em 1.600m na pista de grama, foi disputado nesse domingo (12), na Gávea, marcando a abertura da tríplice coroa. Vitória de Guaruman, filho de Siphon e Ukulele (Yagli), de criação do Stud La Nave Va e propriedade do Haras Planície.


Guaruman conquistou a primeira etapa da Tríplice Coroa de Produtos
Imagem: Gérson Martins

Até então invicto em campanha produzida na capital paulista, Up Money (Skypilot) mandou-se para a ponta após a largada. Voador Magee (Roderic O'Connor) era o segundo, com El Shaklan (Roderic O'Connor), King David (Drosselmeyer), Impeachment (Holy Roman Emperor) e Edotto (Wild Event) correndo embolados na briga pelo terceiro posto.

Muriel da Silva Machado, por sua vez, mantinha Guaruman em décimo primeiro, na metade do pelotão.

Abordada a reta de chegada, Up Money passou a ser atacado, principalmente, por Impeachment. Pelos paus, Edotto pedia passagem, mas não havia espaço para se tropel. A ferro e fogo Up Money defendia-se dos avanços de Impeachment, passando ainda em primeiro na placa dos 300 finais. Nessa altura, porém, apareceram em desenvoltas atropeladas New In Town (Fluke), Purebred (Red Rock Canyon) e Guaruman - sendo que este, com melhor ação, já se apresentava para o vencedor na altura dos últimos 200 metros.

E num arremate irresistível, Guaruman assumiu francamente a primeira colocação nos 100 finais, batendo New In Town por 2 corpos no disco. Impeachment (2 e 3/4) foi o terceiro, finalizando Edotto (3) - de reta acidentada - e English Major (por Put It Back, 3 e 1/2) - que não corria desde sua vitória no GP Jockey Club Brasileiro (gr.I), em junho do ano passado - no complemento do marcador.

Purebred, Up Money, Em Cima do Laço, Devil Cat, Enter The Best, Kaiser Toya, King David, Empavado, Em Shaklan, Voador Magee, Enólogo, D'artagnan e Gargalos Hill's. 

Na primeira conquista de G1 da carreira de Jaime Moniz Barreto de Aragão, Guaruman conseguiu a sua quarta vitória em 8 corridas. Também vitorioso na Prova Especial Daião, Guaruman registrou 1:32.90 para a milha e tornou-se o candidato à tríplice coroa.

Mais notícias

Bem-estar dos jóqueis: da conferência em Dubai ao aplicativo da OSAF

Especialistas de várias localidades reuniram-se, em Dubai, para discussão das condições de saúde e bem-estar dos jóqueis. OSAF, por sua vez, passa a disponibilizar aplicativo com informações e orientações, sobre nutrição, exercícios e controle de stress, para jóqueis.

Aspro Courtier impressiona no Criterium Paranaense

Potro do Haras Cima confirmou “pule de 10” no Clássico Criadores (L).

Entre os machos, Full do Jaguarete conquista batismo clássico

Filho do nacional Alcorano levantou o Grande Prêmio Doutor Enio Buffolo (G3).