04 nov 2017 | 23:30:01

Gun Runner não dá chance aos rivais na Breeders’ Cup Classic (gr.I)

Pupilo do brasileiro Gonçalo Torrealba brilhou no clímax do festival em Del Mar.


Gun Runner venceu de ponta a ponta

Imagem: Getty Images/CBS Sports

Sem em 1995, com Cara Rafaela, e em 2005, com Leroidesanimaux, o brasileiro Gonçalo Torrealba havia ficado muito próximo de conquistar almejados troféus da Breeders’ Cup, a recompensa, em 2017, veio da melhor maneira possível. Há pouco, em Del Mar, na Califórnia, Gun Runner, 4 anos, filho do argentino Candy Ride e Quiet Giant (Giant’s Causeway), de criação de Besilu Stables e propriedade da Winchell Thoroughbreds & Three Chimneys Farm (esta pertencente a Torrealba), venceu a Breeders’ Cup Classic (gr.I), em 2.000m na areia, para produtos de 3 e mais anos, com US$ 6 milhões de bolsa.

Com Florent Geroux “up”, Gun Runner mandou-se para a ponta logo após a partida. Collected (City Zip) corria em segundo, enquanto que o irlandês Churchill (Galileo) aparecia na terceira colocação. O ganhador do Travers Stakes (gr.I), West Coast (Flatter) acionava em quarto. Com parciais de 46.31 e 1:10.50, a prova, a partir da cabeceira da última curva, resumiu-se a um mano a mano entre Gun Runner e Collected.

Nos últimos 200 metros, Gun Runner conseguiu, enfim, se desvencilhar do oponente. Na quarta vitória consecutiva – a quarta de G1 – o melhor PSI da América superou Collected por 2 corpos e ½. West Coast finalizou em terceiro, com War Story (Northern Afleet) e Gunnevera (Dialed In) arrematando em quarto e quinto, respectivamente.

Sequer sombra do animal que outrora encantou o mundo, e que buscava, no ato, a sua segunda Breeders’ Cup Classic, Arrogate (Unbridled’s Song) empatou com Gunnevera (Dialed In) na quinta posição – sem nunca dar impressão de que poderia vir a brigar por posição mais ambiciosa.

Treinado por Steven Amussen, Gun Runner conquistou a décima vitória de sua campanha, em 18 apresentações. Após escoltar Arrogate na Dubai World Cup (gr.I) deste ano, Gun Runner não mais conheceu derrota. Antecederam o sucesso desta tarde, os êxitos nos Stephen Foster Handicap (gr.I), Whitney Stakes (gr.I) e Woodward Stakes (gr.I). Também ganhador do Clark Handicap, Arrogate precisou de 2:01.29 para percorrer a distância dos dois quilômetros.

Mais notícias

ABCPCC entrevista: Lineu de Paula Machado (parte 1)

Idiossincrasia do turfe brasileiro, o Haras São José & Expedictus atravessou gerações, acumulando admiradores e troféus. Na memória de Lineu de Paula Machado, recordações de uma história fantástica, escrita por milhares de patas e iniciada, no século XIX, pelo avô Linneo.

Líder inconteste, Silence Is Gold não dá chance às adversárias na Taça de Prata

Potranca do Stud São Francisco da Serra conquistou o primeiro G1 da campanha.

Ghoul supera Consul American e se firma como o melhor velocista do Brasil

Defensor do Stud Verde conquistou o Clássico Sabinus (L)