31 jan 2018 | 17:47:56

Lasix: aplicação com 4 horas de antecedência é a mais eficaz, aponta estudo

Trabalhos acadêmicos apresentados na convenção da American Association of Equine Practitioners tiveram resultados divulgados na mídia especializada norte-americana. Afirmação de maior eficácia nas aplicações de furosemida com 4 horas de antecedência em relação à corrida reacende debate local.


Em novembro de 2017, os veterinários Dr. Heather Knych e Dr. Warwick Bayly apresentaram, durante a convenção da American Association of Equine Practitioners, trabalhos desenvolvidos sobre particularidades da furosemida – lasix – e seus efeitos, junto aos cavalos de corrida. Dentre os resultados dos estudos, afirmação de que a aplicação da furosemida, com 4 horas de antecedência, tende a surtir maior eficácia do que a tradicional ministração realizada no dia da corrida. O website Paulickreport.com realizou a divulgação dos trabalhos, nesta terça-feira (30).

O apontamento, feito pelo Dr. Knyck – vinculado ao Ken L. Maddy Equine Analytical Chemistry Laboratory – acerca do intervalo mais eficaz de aplicação, volta a motivar os intensos debates, no turfe norte-americano, sobre as políticas relacionadas à medicação no dia da corrida. Diante da prática permitida em diversos estados do país, de que a furosemida seja aplicada no dia da corrida – contrariando, portanto, tendências e protocolos dos principais países europeus – houve negociações e sugestões rondando as autoridades competentes para que, também nos Estados Unidos, a medicação na data da prova restasse banida.

Nesse contexto, as discussões sobre alternativa de ministração da furosemida no dia anterior à corrida, e seus efeitos, ganharam espaço. Desta feita, porém, as sugestões com lastro acadêmico, do Dr. Knyck, vêm a corroborar a tese daqueles que defendem a maior efetividade da medicação, no dia da corrida.

Para a obtenção do resultado antecipado, o Dr. Knyck simulou um páreo de 1.000 metros, envolvendo 15 animais. Estes, medicados com furosemida aplicada com diferentes intervalos – de 4 horas para parte dos animais e 24 horas para os outros. Após a prova, realizaram-se exames de endoscopia que apontaram menores sinais de sangramento nos competidores medicados com 4 horas de antecedência.

Mencionado acima, o Dr. Bayly concluiu, em seu estudo, que a dosagem de 0,5mg/kg de furosemida, ainda que aplicada com 24 horas de antecedência, revela-se mais eficaz à medida que acompanhada de acesso restrito de animais ao consumo de água, durante o intervalo. Para tanto, seis cavalos, com diferentes níveis de consumo de água, após a aplicação, tiveram seus exames pós-exercício comparados. Aqueles cujo acesso ao líquido teve maior controle e restrição, foram identificados com menores sinais hemorrágicos, do que os outros.

Mais notícias

SP: Mestre do Iguassu e mais 9 na sequência da tríplice coroa

Ganhadoras das duas primeiras etapas, História da Arte e Namassê promoverão tira-teima, acompanhadas de Happy To Be Me, no GP Diana.

Um galope de saúde para Cara Hermana no Clássico Presidente Vicente Renato Paolillo (L)

Potranca do Stud Indian Joe não encontrou qualquer dificuldade para manter invencibilidade na areia – e conquistar batismo clássico.

Programa Papo de Turfe receberá Mayra Frederico nesta quarta-feira (8)

Superintendente da ABCPCC participará do programa apresentado por Jair Balla.