10 abr 2019 | 18:13:30

Leandro e Ricardo: estrelas brasileiras numa constelação argentina

Jóqueis brasileiros foram premiados na cerimônia das Distinciones Carlos Pellegrini, que celebrou os nomes dos melhores animais e profissionais do turfe argentino, em 2018.


Jorge Ricardo: Pellegrini del Año em 2018.

Imagem: Transmissão San Isidro

Na noite de terça-feira (9), foi realizada a cerimônia das Distinciones Carlos Pellegrini – premiação que condecora, ano a ano, os melhores nomes do turfe argentino. Dentre os vencedores, em referência ao ano de 2018, brilharam dois brasileiros: Francisco Leandro e Jorge Ricardo.

Exitosos na árdua tarefa de se destacar no mais competitivo país do turfe sul americano, Leandro e Ricardo conseguiram, cada qual à sua maneira, feitos de grande expressão, na temporada que se encerrou. Francisco Leandro recebeu o troféu na categoria de Jockey Del Año. Ao longo do ano, Leandro, não somente conquistou diversas provas do calendário clássico argentino (incluindo a Carrera de Las Estrellas Classic (gr.I), com The Great Day), como também somou incríveis 389 vitórias. Seus números fizeram-no, com justiça, o mais votado pelo júri, mesmo competindo ao lado de talentosíssimos colegas.

Ricardo, por sua vez, venceu na categoria Pellegrini Del Año, que se presta a homenagear personalidades das corridas argentinas. O troféu vai de encontro ao feito conquistado pelo bridão, no ano passado, quando retomou o recorde mundial de vitórias.

Leandro e Ricardo, porém, dividiram o painel de vencedores com outros nomes de peso.  Juan Carlos Etchechoury foi o melhor treinador. O Haras Firmamento prevaleceu tanto em meio aos criadores quanto na categoria de proprietários. Il Mercato, vencedor do GP Carlos Pellegrini (gr.I), recebeu o sempre aguardado troféu de Caballo del Año – além de ter sido eleito melhor fundista e melhor potro de 3 anos.

Abaixo, a relação completa de vencedores.

Cavalo do Ano: Il Mercato.

Égua do Ano: Summer Love.

Jóquei: Francisco Fernandes Goncalves.

Treinador Juan Carlos Etchechoury (h).

Criador: Haras Firmamento

Proprietário: Stud Firmamento.

Reprodutor: Equal Stripes.

Reprodutora: Equal Pretty (mãe de Il Mercato)

Avô materno: Southern Halo.

Fundista: Il Mercato.

Milheiro: Nicholas.

Velocista: Elogiado.

Cavalo adulto: Sixties Song.

Égua adulta: La Extraña Dama

Potro de 3 anos: Il Mercato.

Potranca de 3 anos: Summer Love.

Potro de 2 anos: Grecko.

Potranca de 2 anos: Joy Nikita.

Aprendiz: Martín Valle.

Mais notícias

GP Longines Latinoamericano: Ilustre Senador largará da baliza 1 na seletiva paulista

Programada para o próximo sábado, em Cidade Jardim, a Prova Especial Dark Brown definirá a indicação do Jockey Club de São Paulo para o GP Longines Latinoamericano (gr.I) do dia 11 de março, no Uruguai.

Está chegando a hora: no sábado, a grande final da Copa Precocidade e Velocidade

Competidores disputarão mais de meio milhão de reais, em prêmios.

Penelope Charming supera Nice Lady no Clássico Orsenigo (L)

Velocista do Haras do Morro conquistou novo êxito clássico.