Banner Haras Regina Topo
23 Mai 2017 | 16:53:19

Líder de geração, Jopollo tem campanha encerrada e seguirá para a reprodução

Haras Garcêz Castellano readquiriu seu crioulo, que servirá em São José dos Pinhais/PR

Jopollo foi um dos destaques da geração 2012 no Brasil

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Um dos líderes da geração 2012 em pistas paulistas, Jopollo, filho de Public Speaker e Ottawa (Sekari), teve sua campanha encerrada e seguirá para a reprodução. O castanho foi readquirido pelo seu criador, no caso o Haras Garcêz Castellano, que será o estabelecimento responsável por sediar - em São José dos Pinhais/PR - o novo reprodutor.

"Por se tratar de um excelente animal, e também por acreditarmos fortemente no reprodutor nacional, resolvemos readquiri-lo", explica José Antônio Garcêz Castellano, titular do respectivo estabelecimento que ocupa, no momento, a quinta posição no Ranking Nacional dos Criadores por Aproveitamento Clássico.

Tendo iniciado sua campanha aos 2 anos, Jopollo venceu, com essa idade, o GP Pres. José de Souza Queiroz (gr.III). Na ocasião, Jopollo derrotou Braço Forte, que por sua vez viria a vencer o GP Jockey Club Brasileiro (gr.I) na Gávea - bem como seria agraciado com o Troféu Mossoró de "melhor potro de 2 anos". Já no semestre seguinte, aos 3 anos, Jopollo obteria as mais importantes vitórias de seu turf record: primeiramente na milha do GP J. Adhemar de Almeida Prado - Taça de Prata (gr.I) e em seguida no GP Jockey Club de São Paulo (gr.I), na distância dos 2.000 metros. Um segundo lugar para o já citado Braço Forte no GP Ipiranga (gr.I) - a apenas 1/4 de corpo - também se destaca no retrospecto de Jopollo.

Transferido para o Rio de Janeiro - em razão da "mudança" do treinador Luis Roberto Feltran -, Jopollo não conseguiu repetir, na Gávea, o brilhareco demonstrado em Cidade Jardim. Ao todo, o corredor foi à pista por 10 vezes para obter 4 vitórias (sendo 3, conforme anotado acima, em compromissos da esfera clássica).

O pai de Jopollo, Public Speaker (Distorted Humor) deixou 3 gerações no Brasil antes de desaparecer. Além de Jopollo, os ganhadores de listed race, Giant Speaker; e de provas especiais, Datspeaker, Hotaru e Savoir Vivre são outros chamarizes da produção de Public Speaker. Já em sua linha baixa Jopollo conta, no papel de sua sexta mãe, com La Maleva (Cardanil), uma das "gemas" da criação Ojo de Agua, e de quem descendem os ganhadores de G1 na Argentina Mi Quimera, Sociologa Inc, My Halo e El Garufa.

Mais notícias

Fanciful rende mais um Possolo para a criação Araras

Filha de Wild Event abriu a tríplice coroa de éguas ao vencer o GP Henrique Possolo (gr.I).

Ler na íntegra

Filha do nacional Timeo, Tantiny assume a liderança entre as potrancas na Gávea

GP Luiz Fernando Cirne Lima (gr.III) rendeu nova taça ao Haras São José da Serra

Ler na íntegra

Quem será o vencedor da melhor prova de 2018 ?

Competidores disputarão prêmio de R$ 300 mil ao primeiro colocado.

Ler na íntegra