31 jul 2018 | 16:31:18

Mario Belmonte Moglia: o pico central de uma história de sucesso

Saudoso titular do Haras Fronteira será homenageado por conta da Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (gr.III).


Mário Moglia: um dos pioneiros de Bagé.

Imagem: Divulgação JCB

O município de Bagé, no Rio Grande do Sul, é famoso por abrigar alguns dos mais importantes estabelecimentos especializados na criação de cavalos da raça Puro Sangue Inglês. E em meio aos gigantes da indústria, o Haras Fronteira, de Mário Belmonte Moglia, fez-se um dos mais bem sucedidos.

Mário, aliás, foi um dos pioneiros na criação PSI em Bagé – na década de 1970 – quando a região não era, nem de longe, dotada da sofisticação e estrutura hoje experimentadas por diversos criadores. Ainda assim, foi capaz de criar, desde o princípio, animais de grande sucesso. Foi nos anos 2000, porém, que entrou, em definitivo, para a história do turfe brasileiro, a criar o super craque Pico Central.

Nos Estados Unidos, Pico Central tornou-se o primeiro animal brasileiro a vencer provas de alto padrão, disputadas na pista de areia e em distâncias curtas – ou seja, na mais competitiva e difícil esfera das corridas norte-americanas. No ano de 2004, venceu os prestigiosos Carter Handicap, Metropolitan Handicap e Vosburgh Stakes, os três dotados de graduação máxima.

Pouco tempo depois, o Haras Fronteira revelou Jeune-Turc, capaz da – difícil – proeza de vencer os Grandes Prêmios São Paulo e Brasil – o que fez nos anos de 2008 e 2009, respectivamente. Atualmente, Jeune-Turc figura como um dos mais promissores garanhões da criação brasileira.

Falecido em 2011, Mario passou a batizar, a partir do ano seguinte, a corrida de velocidade do festival da Copa dos Criadores ABCPCC – desde então, portanto, chamada de Copa ABCPCC Velocidade – Mário Belmonte Moglia (gr.III).

Schweinsteiger (por dentro) é sério candidato à vitória.

Imagem: Marília Lemos

Um vitorioso “peregrino” do turfe brasileiro, com vitórias clássicas distribuídas entre Cidade Jardim, Gávea e Tarumã, Schweinsteiger (por Tiger Heart, de criação do Haras Mignon e propriedade do Haras Rio Iguassu) surge como sério candidato a conquistar a prova que homenageará Moglia, no sábado. Vencedor do GP ABCPCC (gr.I) e quarto colocado no GP Major Suckow (gr.I), o alazão costuma demonstrar alta velocidade desde os primeiros lances da disputa.

Voando Sorrindo (por Voando Baixo, de criação da Coudelaria Pelotense e propriedade do Stud Eternamente Rio), que vem de formar a dupla no Suckow, corre de alcance, sempre surgindo com desenvoltura nos lances decisivos. Única fêmea do lote, Isola Di Fiori (por Pioneering, de criação do Haras Palmerini e propriedade do Haras do Morro) tentará desbancar os prováveis favoritos alinhando, ainda, ao lado de Raj (por Tiger Heart, de criação do Haras Santarém e propriedade do Stud Mikael, Super Rapha (por Put It Back, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade da Coudelaria Família Monteiro) e Essential Lord (por Dubai Dust, de criação e propriedade dos Haras Nacional & Nijú).

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (39ª edição)

Super Salute e Nunes: dupla perfeita, em prova de G2. Imagem: Singapore Turf Club SINGAPURA BERNARDO PINHEIRO (B. Pinheiro): Conquistando as duas primeiras vitórias em Singapura depois da ótima temporada em Dubai, Bernardo voltou a desfilar seu talento e dá mostras de que há muito mais por vir. Na terceira disputa do dia, pilotando Cosmic Dancer, nosso piloto empatou na primeira... [continua ]

Agência TBS: patrocinadora oficial da Copa Precocidade e Velocidade 2024

A Agência TBS estará com a Copa Precocidade e Velocidade em 2024 Em 2024, a Copa Precocidade e Velocidade ABCPCC contará com o apoio e patrocínio da Agência TBS. Fundada, em 1984, por Mário Marquez e Eduardo Buffara, a TBS vem, desde então, atuando em diversos segmentos dos mercados nacional e internacional do PSI, notabilizando-se, principalmente, como uma das principais... [continua ]

Nova Moleca e Peut Étre vencem, entre os mais novos, na capital gaúcha

Geração 2016 foi o destaque da jornada realizada em Porto Alegre.