20 mar 2017 | 16:54:31

Moreira leva Rapper Dragon à glória da tríplice coroa no Hong Kong Derby

Emocionado, bridão brasileiro declara à imprensa: "A maior vitória de minha carreira".


Moreira comemora a vitória de Rapper Dragon: heróis em Hong Kong

Nesse domingo (19), em Kong Kong, produtos de 4 anos (considerando os nascimentos no hemisfério norte) disputaram os US$ 2,6 milhões de bolsa do Hong Kong Derby (L), em 2.000m na pista de grama. Consagração para Rapper Dragon, um castrado de 4 anos filho de Street Boss e Swing Dance (Danehill Dancer), criado na Austrália por E. Cojuangco e pertencente a Albert Hung Chao Hong, bem como para seu jóquei, o "Magic Man", João Moreira.

Numa condução à altura de seu enorme talento, Moreira aproveitou as balizas internas, durante todo o percurso, com Rapper Dragon, que alternou entre as terceira e quarta colocações ao longo do páreo. Assim, o alazão que rateava apenas 1,80 ganhou precioso terreno, principalmente no giro das duas curvas. Abordada a reta final, Moreira aproveitou uma passagem surgida na baliza 3, e rapidamente lançou por ali o favorito, que dera início, então, a um irresistível sprint final. 

Mesmo "escrevendo" um bocado nos últimos 250 metros, Rapper Dragon aparou à distância os ataques adversários para alcançar o espelho 1 corpo e 3/4 à frente do alemão Pakistan Star (Shamardal), repetindo, assim, a dupla exata da Hong Kong Classic Mile (gr.I). Beauty Generation (Road To Rock) terminou em terceiro.

Celebrado pelo público e mídia tanto quanto o próprio Rapper Dragon, João Moreira não conteve as lágrimas após a vitória. Acostumado às grandes conquistas (que incluem, por exemplo, vitórias em páreos de G1 disputados em Dubai), o bridão afirmou, entretanto, ter sido esta a mais importante vitória de sua carreira. 

"Foi a maior pressão que eu senti em toda a minha vida. Sinceramente, eu estava me esforçando para lidar com isso. Eu acho que jamais tinha obtido uma vitória cercada de tamanha responsabilidade. O Derby é a maior das corridas, até mesmo em relação às corridas internacionais (...) Eu desejei muito essa corrida", declarou o piloto à reportagem do South China Morning Post.

Primeiro animal na história de Hong Kong a vencer a série clássica (também reputada como a tríplice coroa local, e composta, ainda, pela já citada HK Mile e também pela Hong Kong Classic Cup (gr.I)) dos animais de 4 anos, Rapper Dragon passa a somar 8 vitórias em 16 corridas. Tendo iniciado sua campanha na Austrália (onde se chamava Street Rapper e chegou a argolar segundas colocações em provas de G1 e G3), Rapper Dragon assinalou 2:02.88 para a distância. John Moore, dono do mais currículo dentre os treinadores locais, anexou outro feito, na ocasião, à sua coleção.

Mais notícias

4.000 vezes Carlos Lavor em primeiro lugar

Na última prova deste domingo, 27 de agosto, no dorso de Cash Demand, Carlos Lavor conquistou a vitória de número 4.000 na sua gloriosa carreira.

EUA: cada vez melhor, Homer Screen forma a dupla em G3

Brasileiro criado pelo Haras Santa Maria de Araras formou a dupla para o irlandês Hong Kong Harry no American Stakes (G3).

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 29ª Edição

Nesta edição: Eron do Jaguarete, George Washington, Hevea e No Way José.