15 fev 2018 | 19:47:39

Programa de quarentena e transporte em regimes diferenciados será testado pela OSAF

Animais de alta performance poderão receber tratamento diferenciado em termos de traslados e quarentenas nos países membro da OSAF. Testes serão realizados no Uruguai em abril.


Nesta quinta-feira (15), a Organização Sul Americana de Fomento ao Puro Sangue de Corrida (OSAF) divulgou, por meio de sua assessoria de imprensa, comunicado acerca do projeto de implementação de regimes diferenciados, de transporte e quarentena, para animais de alta performance, entre os países membros da instituição. A medida segue linha proposta pela Federação Equestre Internacional (FEI) e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O programa visa criar regras facilitadas para o trânsito e alojamento dos animais, na América do Sul. Para cavalos de corrida (animais de outras modalidades também aproveitarão o programa), a princípio corredores com rating igual ou superior a 110 libras poderão gozar das medidas sanitárias e alfandegárias diferenciadas. Atualmente, na América do Sul, há 81 animais em tais condições – sendo 29 na Argentina, 19 no Brasil, 14 no Chile, 11 no Peru e 8 no Uruguai. A listagem recebe três atualizações anuais, após as reuniões do comitê de handicapers da OSAF, realizadas nos meses de março, julho e novembro.

Alinhada com as autoridades competentes, a OSAF dará início aos testes a partir de 1º de abril, nos hipódromos de Maroñas e San Isidro. O projeto, a titulo experimental, será avaliado ao longo de 12 meses. Com base nos resultados obtidos, a expectativa é de que o programa seja levado para outros hipódromos e países.

A fim de garantir efetividade à empreitada, a OSAF listou aquelas que são consideradas as condutas primordiais a ser observadas: conhecimento total do itinerário e locais de alojamento dos animais; envio à OSAF da digitalização de documentos referentes às guias sanitárias e ao estado de saúde do animal, atestado por veterinário particular; desenvolvimento de contato e relacionamento constante junto às autoridades aduaneiras dos países de procedência e destino; dispor de lugar específico para a quarentena dos animais, observadas determinadas regras mínimas de estrutura; garantir acesso constante aos animais de alta performance, que poderão ser submetidos a controles e exames inclusive em períodos de não-competição; e exigir dos treinadores relatórios detalhados contendo os tratamentos e medicamentos ministrados junto aos animais em questão.

Em relação aos cavalos de corrida PSI, as unidades nacionais do Stud Book ficarão encarregadas da edição dos regulamentos do programa – bem como de sua implementação e fiscalização. Aqui e na seção Normativas, o comunicado completo da OSAF.

Mais notícias

Com a assinatura de Jorge Ricardo, Big Thunder vence a PE Odysseus

Corredor de Eládio Mavignier Benevides superou Consul American, em final de emoção.

Em atropelada fulminante, In Society supera Fast Jet Court

Potranca de Bet Gold Stud somou nova vitória de graduação máxima no GP Henrique de Toledo Lara (G1)

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 29ª Edição

Nesta edição: Eron do Jaguarete, George Washington, Hevea e No Way José.