21 abr 2018 | 10:16:01

Ricardinho: “oportunidade ímpar de estar no Kentucky”

Atração da jornada de sábado, em Keeneland, o Dixiana Elkhorn Stakes (gr.II) contará com a ilustre presença do jóquei número 1 do mundo: Jorge Ricardo conduzirá o brasileiro Some In Tieme, no importante desafio.


Ricardo e Some In Tieme irão à pista de Keeneland neste sábado.

Imagem: Alcebiades Azevedo

Recordista mundial de vitórias, Jorge Ricardo busca, neste sábado (21), novo feito para sua trajetória. No dorso do brasileiro Some In Tieme, Ricardinho buscará sua primeira vitória clássica no turfe norte-americano, por ocasião do Dixiana Elkhorn Stakes (gr.II), em 2.400m na pista de grama de Keeneland, para produtos de 4 e mais anos, com US$ 250 mil de dotação.

“A expectativa é grande. Tive a oportunidade de galopar o Some In Tieme, que se encontra muito bem e está muito bonito. Ele é um cavalo que vem correndo bem e teremos pela frente um páreo duro e equilibrado. Ainda assim, acredito que o cavalo fará uma corrida muito boa”, avalia Ricardo.

Tendo, recentemente, retomado o recorde mundial de vitórias, o bridão carioca mostra-se bastante empolgado por voltar a montar nos Estados Unidos.

“É uma oportunidade ímpar estar aqui em Keeneland, no Kentucky. Trata-se do ‘país’ dos cavalos. Algo de outro mundo. Estou muito contente e agradecido aos proprietários do Some In Tieme, que confiaram em mim. Agora é tentar fazer uma boa corrida neste sábado”.

Alcebiades Azevedo, que detém a propriedade de Some In Tieme, juntamente de Inácio Iskovitz, enalteceu, além da presença de Ricardo, o trabalho desenvolvido pelo Jockey Club Brasileiro junto a Keeneland, para que o jóquei pudesse lá atuar.

“Em 1982, a primeira vitória de meu pai, Paulo Emílio, no turfe, se deu com um animal conduzido por Ricardo. Trata-se de uma homenagem, portanto, a essa antiga relação que temos com ele. Ademais, há de ser destacado o trabalho realizado pelo Jockey Club Brasileiro, que estabeleceu uma ponte junto a Keeneland para que fosse possível contar com Ricardinho nesse desafio. Trata-se de uma iniciativa que por certo ajudará na divulgação do recorde recentemente conquistado por ele, bem como internacionalizará, ainda mais, seus feitos e sua imagem”.

Treinado por Kenneth McPeek, Some In Tieme (6 anos, filho de Shirocco e Orma Giusta, por Royal Academy, de criação do Haras Santa Maria de Araras) largará da baliza 1 e fará frente a 11 adversários. Sobre a tática de corrida, nada de segredos por parte do jóquei número 1 do mundo.

“O cavalo não tem muito mistério... Ele vai correr de menos para mais, pois costuma correr mais sossegado. Óbvio que tudo irá depender do train de corrida, algo que somente analisarei na hora do páreo. Mas se trata de um cavalo que atropela. Acho que não temos que mudar a sua característica”, arrematou.

Mais notícias

Guaruman retorna com vitória na Prova Especial Heitor de Lima e Silva

Filho de Siphon, pertencente ao Haras Planície, esnobou a inatividade e bateu os animais mais velhos.

Richiesta: vitória de garra no Clássico Encerramento (L)

Velocista do Stud Fenômeno reagiu aos ataques de Zípora Redattore para conquistar listed.

SBB informa: relação de atestados de padreação (até 2/8)

Até 2 de agosto de 2022 (atualização da publicação original de 28/03), o Stud Book Brasileiro recebeu 1.446 atestados de padreação referentes à geração nascida em 2021. Os atestados de padreação significam a confirmação pelos donos dos reprodutores sobre as coberturas realizadas na temporada.