20 mar 2019 | 16:34:15

Rio de Janeiro: comissários estipulam limite ao uso do chicote

Jóqueis não poderão exceder o número de 12 chicotadas nas corridas locais.


Numa decisão que vai de encontro, principalmente, à tendência europeia no tratamento dado ao assunto, a Comissão de Corridas do Jockey Club Brasileiro limitou a utilização do chicote nas corridas locais. Conforme boletim oficial do dia 19 de março, os jóqueis não poderão exceder o número de 12 chicotadas, sob pena de amargar suspensões que podem variar de 8 a 30 dias, ou pagamento de multas.

A regra estabelece um critério objetivo para algo que já encontra previsão, de longa data, no próprio Código Nacional de Corridas. De acordo com o artigo 146 do CNC, “o chicote somente poderá ser usado pelos jóqueis para dominar e incitar o cavalo, sendo-lhes terminantemente vedado aplicar castigo imoderado, excessivo ou desnecessário”. O dispositivo em questão, portanto, não prevê uma limitação quantitativa para a utilização do recurso.

Recentemente, a France Galop introduziu regra, em seu ordenamento, que proíbe um número superior a 5 chicotadas, nas corridas francesas. Na Grã-Bretanha, o número é um bocado maior: 7. Na Irlanda, não há análise quantitativa, para fins de julgamento e eventual punição, nesse sentido. Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Dubai - outros países prósperos e de relevância no cenário turfístico internacional - não possuem limitação do recurso.

No mesmo expediente em que esculpiu regra para o uso do chicote, a comissão carioca disciplinou outra questão que deverá afetar, diretamente, a atuação dos jóqueis, na Gávea. Agora, o peitoral deverá, obrigatoriamente, ser pesado com o restante dos arreios, para fins de composição do peso, a ser deslocado pelo animal, nas corridas, locais. O boletim reiterou, contudo, a qualidade facultativa do equipamento.

Aqui, o boletim na íntegra.

Mais notícias

EUA: Some In Tieme forma a dupla em G3

Brasileiro escoltou o favorito Bigger Picture no John B. Connally Turf Stakes (gr.III).

Coolmore adquire participação em Maximum Security

Múltiplo ganhador de G1 servirá no Ashford Stud, ao final da campanha. Seu pai, New Year’s Day, esteve no Brasil, em 2019.

Em final de emoção, Hector Gold resiste a Mapa Mundi

Arenático do Haras Anderson conquistou, pela segunda vez, o Clássico Delegações Turfísticas (L) e garantiu vaga no “Latino 2021”.