17 jul 2018 | 18:16:23

Rumo ao Japão, Moreira despede-se de Hong Kong com segunda colocação na estatística

Na iminência de se transferir para o turfe japonês, jóquei brasileiro formou a dupla para Zac Purton na estatística de Hong Kong.


Moreira deixa legião de fãs em Hong Kong

Imagem: South China Morning Post

No início da temporada, nenhuma pessoa sã, achava que Zac Purton poderia vencer a imbatível máquina vencedora João Moreira. Mas no domingo (15) o australiano finalmente levou seu segundo campeonato de jóqueis, com o placar de 136 x 134.

Purton mudou-se para Hong Kong em setembro de 2007. O primeiro campeonato foi vencido na temporada de 2013/14, com um marco histórico, quebrando a sequência de 13 temporadas consecutivas, de 2000/01 a 2012/13, de outra lenda das pistas, o sul- africano Douglas Whyte (o único jóquei a chegar a 1.000 vitórias em Hong Kong, e seu recorde de 114 vitórias em 2005/06 ficou como um recorde até João Moreira ultrapassá-lo em 2014/15).

Desde o primeiro campeonato de Purton em 2013-14, João Moreira, passou a dominar, sempre superando seu rival por 50, 88 e 63 vitórias, nas ultimas três temporadas.

Com espetacular performance e total equilíbrio em suas direções, o australiano Zac Purton começou a escrever sua história no esporte dos Reis em Brisbane, capital do estado australiano de Queensland, e foi sensação como aprendiz, vencendo a Premiership local em 2003. Logo depois Purton mudou-se para Sydney, onde foi duas vezes segundo lugar na equilibrada Premiership australiana.

Sem a presença de Moreira, seu maior rival nas pistas dos últimos tempos, a perspectiva de Purton é seguir entre os primeiros na temporada 2018/2019.

“ Quando você está lutando por um campeonato, a pressão está presente todos os dias; Toda vez que você faz um telefonema sobre um cavalo, toda vez que um treinador pede que você monte o cavalo e você tem que tomar uma decisão, é uma pressão interminável, mas tudo terminou bem”, disse Purton.

Já Moreira se despede e passa seus últimos dias em Hong Kong, já que tem tudo acertado e está de malas prontas para iniciar no turfe do Japão. na temporada 2018/2019.

“Esta foi uma decisão muito difícil e quero agradecer a todas as pessoas em Hong Kong. Foram incríveis as cinco temporadas que passei por aqui, mas é hora de seguir em frente”, disse Moreira ao The South China Morning Post.

A temporada de Hong Kong terminou neste domingo e Moreira a partir de agora se concentrará em se preparar para os testes e conseguir obter uma licença japonesa em definitivo.

É difícil para os jóqueis estrangeiros obterem licenças de período definitivo no Japão.

O jóquei francês Christophe Lemaire e o italiano Mirco Demuro são os únicos pilotos estrangeiros que atualmente atuam por lá.

Para obter aprovação para um período temporário é muito mais fácil e Moreira também solicitará uma licença de curto prazo.

Moreira terá que passar por dois testes – um escrito e uma entrevista verbal – para cumprir sua meta de poder fazer do Japão sua nova base de vida e de trabalho.

“Pelo que entendi, é um processo extremamente difícil e eu terei que estar no meu melhor”, disse Moreira.

Desejamos boa sorte ao “The Magic Man”

da Redação

(matéria extraída do website do Jockey Club Brasileiro)

Mais notícias

Pesquisadores da USP desenvolvem algoritmo capaz de identificar níveis de dor em equinos

Em colaboração multidisciplinar, pesquisadores do campus de Pirassununga da USP desenvolveram algoritmo de computador que usa imagens de expressões faciais para detectar nível de dor em cavalos.

EUA: Juno faz forfait em G2 por mudança de pista (atualizado)

Destaque da programação de ontem (18) em Santa Anita Park, nos Estados Unidos, o Buena Vista Stakes (gr.II), para éguas de 4 e mais anos, com US$ 200 mil de bolsa, marcaria o retorno da brasileira Juno (por Setembro Chove, de criação do Stud Chesapeake) às competições. A corredora, todavia, fez forfait, em razão da mudança de pista da raia... [continua ]

Atualização: hipódromos adotam Tabela II unificada para a temporada 2019/2020

Tabela de pesos destinada a produtos de idades diferentes que eventualmente compitam na mesma prova será a mesma em Cidade Jardim, Gávea, Cristal e Tarumã.