10 jul 2017 | 17:27:15

Sangue não é água: filho de Zarkava venceu G1 na França

Defensor de Aga Khan conquistou o Grand Prix de Saint-Cloud (gr.I).


Zarak: primeiro produto de Zarkava a correr conquistou o primeiro G1 da campanha

Imagem: France Galop

O provérbio português “sangue não é agua”, não raramente, resta invocado no universo das corridas de cavalo. Adaptado à semântica do turfe como sendo reverência à importância do pedigree, a expressão veio à tona, novamente, na semana passada, por ocasião do Grand Prix de Saint-Cloud (gr.I). O páreo marcou a primeira vitória de G1 de Zarak, um 4 anos (castrado) filho de Zarkava – uma das melhores éguas da história do turfe francês.

Conduzido por Christophe Soumillon, Zarak derrotou o irlandês Silverwave (Silver Frost) por ¾ de corpo. A irlandesa Armande (Sea The Stars) finalizou na terceira colocação. Treinado por Alain de Royer-Dupre, Zarak – filho de Dubawi – completou os 2.400m na raia de grama na marca de 2:27.76. O retrospecto do corredor aponta 4 vitórias em 12 apresentações.

A exemplo de Zarak, Zarkava foi criada – e defendeu em campanha – os interesses de Aga Khan. Nascida na Irlanda, em 2005, a corredora deu início à campanha aos 2 anos, idade com a qual venceu o Prix Marcel Boussac (gr.I), conquistando, por consequência, o título de melhor potranca francesa de 2 anos. Na temporada seguinte, depois de vencer a Poule d’Essai des Pouliches (gr.I) e o Prix Diane (gr.I), Zarkava encantou o mundo ao derrotar os machos no Prix L’Arc de Triomphe (gr.I) de 2008. A vitória pôs fim ao jejum das éguas vencendo na maior prova francesa, que perdurava desde 1993, ano em que a fabulosa Urban Sea (Miswaki) protagonizou o feito.

Filha de Zamindar e Zarkasha (Kahyasi), Zarkava deu início à prole em 2010 por meio de Zerkaza, fêmea sem campanha já incorporada ao plantel de H. H. Aga Khan. Os machos nascidos em 2011 e 2012, Zarkash (Sea The Stars) e Zarkar (Galileo), igualmente não correram. Zarak (nascido em 2013) tornou-se, assim, o primeiro produto de Zarkava a estrear. Zarkamiya, uma potranca filha de Frankel, figura como o produto de Zarkava em 2015. Os dois últimos produtos de Zarkava, até aqui, são um macho e uma fêmea, respectivamente filhos de Invencible Spirit e Siyouni, nascidos em 2016 e 2017.

 

Mais notícias

No domingo, Enable retorna para o último capítulo de sua saga nas pistas

Corredora do Príncipe Khalid Abdullah reaparecerá no Eclipse Stakes (G1), na retomada de sua jornada visando o inédito “tri” do Arco.

Nota de falecimento: Treinador Mário André

Mário André Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP Faleceu nesta manhã, em sua residência, na capital paulista, aos 55 anos, o treinador Mário André. Gaúcho de Bagé, André iniciou sua carreira profissional em São Paulo como jóquei, mas, foi no cargo de treinador, que efetivamente conquistou enorme sucesso, tendo vencido, por exemplo, o Grande Prêmio São Paulo, prova principal do turfe paulista, em duas... [continua ]

ABCPCC informa: nesta quarta-feira (5), prazo para a 2ª parcela do added da Copa Regional

Pagamentos deverão ser realizados até amanhã.