28 ago 2017 | 13:53:03

Saratoga: Forever Unbridled ofusca Songbird no Personal Ensign Stakes (gr.I)

Na mesma reunião, West Coast venceu o Travers Stakes (gr.I).


Forever Unbridled (4) bancou a algoz de Songbird

Imagem: Eclipse Sportswire

No sábado (25), o hipódromo de Saratoga, nos Estados Unidos, viveu uma de suas datas mais importantes. Na reunião do Travers Stakes (gr.I), além da vitória de West Coast no páreo central, Forever Unbridled desbancou Songbird no Personal Ensign Stakes (gr.I), em final de emoção.

Apenas quatro éguas alinharam para o Personal Ensign Stakes (1.800m na areia, com US$ 700 mil de dotação, para fêmeas de 3 e mais anos). Logo na largada Mike Smith antecipou-se com Songbird. A filha de Medaglia D’Oro contava com a escolta de Going For Broke (Blame), acionando Eskenformoney (Eskendereya) em terceiro. Joel Rosario mantinha Forever Unbridled no quarto e último posto.

Na curva, Going For Broke renunciou da disputa, passando Eskenformoney para segundo e Forever Unbridled, aberta, para terceiro. Por mais que Eskenformoney tenha buscado uma aproximação de Songbird, logo se percebeu que Forever Unbridled figurava como a maior ameaça ao êxito da favorita.

Quando colocada para correr por Mike Smith, a 300 metros do disco, Songbird não conseguiu escapar na dianteira. Forever Unbridled, por outro lado, só fazia aumentar a intensidade de seu tropel. Com melhor ação, Forever Unbridled dominou a oponente nos 100 finais, vencendo por pescoço. Songbird, por sua vez, vinha de vencer o Delaware Handicap (gr.I) de modo pouco convincente e desta feita amargou o segundo revés de sua campanha (o outro também resultado num segundo lugar, para Beholder, na Breeders’ Cup Distaff (gr.I) do ano passado). Eskenformoney finalizou em terceiro.

Treinada por Dallas Stewart, Forever Unbridled obteve a sétima vitória em 16 saídas. Vencedora do Apple Blossom Handicap (gr.I), do Beldame Stakes (gr.I) e terceira colocada na já mencionada “BC Distaff” do ano passado, Forever Unbridled parou os relógios na marca de 1:49.16. Trata-se de uma corredora de 5 anos, filha de Unbridled’s Song na ganhadora do Kentucky Oaks (gr.I), Lemons Forever (Lemon Drop Kid), de criação e propriedade de Charles Fipke. Forever Unbridled tem como segunda mãe a argentina Critikola (Tough Critic), uma crioula do Haras San Rafael del Reparo, múltipla ganhadora clássica em seu país natal.

Já no Travers Stakes (gr.I), em 2.000m na pista de areia, para produtos de 3 anos, com US$ 1,2 milhão de dotação, West Coast tomou conta do páreo logo na partida. O ganhador do Kentucky Derby (gr.I), Always Dreaming (Bodemeister), assumiu a missão de perseguir o ponteiro. Acontece que Always Dreaming “perdeu as pernas”, como dito na gíria turfística, ao fazê-lo, dando por encerrada sua missão no páreo ainda na descida da última curva.

Balançado por Mike Smith, West Coast ingressou na reta final com ação pouco vistosa. Passando a aumentar seu ritmo, porém, West Coast conseguiu dar manutenção à dianteira e aparar as investidas adversárias de Gunnevera (Dialed In), que deu grande fila de vitória. Ao final da competição, West Coast teve tempo, ainda, para abrir 3 corpos e ½ à frente de Gunnevera, finalizando Irap (Tiznow) em terceiro.

Bob Baffert, que no ano passado havia vencido o Travers Stakes com Arrogate, enviou West Coast à raia para a obtenção de sua quinta vitória em 7 corridas. Até então sua mais importante conquista havia ocorrido no Los Alamitos Derby (gr.III). Filho de Flatter na ganhadora da Breeders’ Cup Juvenile (gr.I) Caressing (Honour And Glory), de criação de Bereton Jones e propriedade de Carl F. Pollard, West Coast correu os dois quilômetros na marca de 2:01.19.

 

Mais notícias

Grand Amiga confirma favoritismo na milha e meia e levanta G3

Filha de Amigoni, pertencente ao Haras Cifra, somou o GP José Paulino Nogueira (gr.III) ao rol de conquistas.

Stud Book informa: data limite para entrega dos atestados de padreação

O Stud Book Brasileiro vem, por meio do presente comunicado, reiterar as disposições de seu regulamento (disponível aqui e na aba STUDBOOK do website) quanto às datas limites para entrega dos atestados de padreação, a saber: Artigo 23º - Compete ao proprietário do garanhão ou responsável pelo condomínio comunicar ao Stud Book Brasileiro: a)       até 31 de março as padreações... [continua ]

Doutor Sureño e Callejero buscam a 12ª vitória brasileira no GP Latinoamericano (G1)

Prova será disputada neste sábado (7), em San Isidro. Confira o campo completo e o balizamento.