15 nov 2017 | 15:31:14

Sem surpresas: Enable recebe Cartier Award de animal do ano na Europa

Potranca do Príncipe Khalid Abdullah brilhou intensamente ao longo da temporada.


Dona de campanha histórica, Enable roubou a cena no turfe europeu, em 2017

Imagem: Steve Davies/Racing Fotos

Ontem, no Dorchester Hotel, em Londres, realizou-se a cerimônia de premiação do Cartier Awards, que ano a ano condecora os melhores PSI do turfe europeu. Desta feita, uma “poule de dez” no momento mais importante da festividade: Enable restou nomeada animal do ano, em 2017.

Treinada na Inglaterra por John Gosden, a filha de Nathaniel e Concetric (Sadler’s Wells), de criação (britânica) da Juddmonte Farms e pertencente ao titular desta, Príncipe Khalid Abdullah, firmou-se, no primeiro semestre, como fêmea líder do continente europeu ao conquistar tanto o Epsom Oaks (gr.I) quanto o Irish Oaks (gr.I). Na sequência da temporada, mesmo em meio aos machos e animais de maior idade, Enable continuou fazendo história. Ela emplacou o double nas duas principais provas europeias abertos a animais de 3 e mais anos, no caso o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) e o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I).

Além do principal prêmio da cerimônia, Enable igualmente foi condecorada com o Cartier Award de melhor potranca de 3 anos. No prêmio correspondente, destinado aos machos, seu companheiro de cocheiras, Cracksman (Frankel) venceu na categoria de melhor potro de 3 anos.

U S Navy Flag (War Front) e Happily (Galileo) levaram os respectivos troféus de melhor potro e melhor potranca de 2 anos para a Coolmore. A coudelaria também esteve em evidência com Order of St. George (Galileo), pelo segundo ano consecutivo eleito o melhor fundista da Europa. Harry Angel (Dark Angel) venceu na categoria de melhor velocista e Ulysses (Galileo) na premiação do melhor cavalo adulto.

Um dos mais célebres treinadores britânicos, Sir Michael Stoute (treinador do, há pouco citado, Ulysses) recebeu o Daily Telegraph Award of Merit.

Mais notícias

Porto Alegre: Zayana domina o Clássico Presidente Mário Morais

Disputado nesse sábado (28) em Porto Alegre, o Clássico Presidente Mário Morais, em 1.600m na areia, para éguas de 3 anos, foi vencido por Zayana, filha de Tiger Heart e Doce Doce (Burooj), de criação e propriedade do Haras Ereporã.

Criação: aos 16 anos, morre Goldikova

Corredora histórica, notabilizada pelas 3 vitórias conseguidas na Breeders’ Cup Mile (G1), deixa como legado campanha de difícil repetição.

No Clássico Jockey Club de São Paulo (L), melhor para Overath

Filho do nacional Billion Dollar pertence ao Stud Happy Again.