03 maio 2017 | 00:01:40

Especial Leilão Criação Nacional: dos lotes aos criadores, um retrospecto campeão


Troféus e momentos inesquecíveis dão o tom à história dos criadores que encorpam o Leilão da Criação Nacional ABCPCC

Imagem: Horseman Magazine

Poucos dias separam turfistas de todo o país - e também do exterior - de mais uma edição do Leilão da Criação Nacional ABCPCC. Realizado em meio ao meeting do GP São Paulo, o evento contará com a participação de 18 inscritores e terá 99 lotes postos à venda durante as duas noites (dias 5 e 6 de maio) de leilão. E por trás de tantos nomes, números e ofertas aparece um retrospecto, de criadores e animais cujas histórias se confundem com alguns dos mais importantes momentos do turfe brasileiro nas últimas décadas. 

Atual ganhador do Troféu Mossoró de "cavalo do ano", Universal Law foi à leilão na segunda edição do Leilão da Criação Nacional, em 2011. Por meio de suas patas, como é sabido, o Haras Cruz de Pedra escreveu algumas das mais memoráveis linhas de sua história nos anos que seguiriam à venda do potro ao Haras Regina. E se Universal Law colocou em evidência o nome do estabelecimento da Família Silva, os resultados obtidos pelo vencedor do GP São Paulo 2016 também colaboraram para que Christine's Outlaw passasse a ser referência em meio ao concorrido time de garanhões alojados em Bagé. 

Desta feita, a combinação Cruz de Pedra e Christine's Outlaw voltará à pista do tattersall do Jockey Club de São Paulo por ocasião de dois lotes: números 12 e 36, nos quais serão vendidos Fantastic Chris (filho de Fantasias de Amor, por Roi Normand) e Pour Chris (filho de Praia do Rosa, por Special Nash), respectivamente. O Haras Cruz de Pedra apresentará, ainda, no número 7 do leilão, Quick Hillie, por Quick Road e Desejada Hillie (Music Prospector).

Outro nome de vulto nas últimas temporadas do turfe nacional, Invader firmou-se como um dos melhores milheiros da Gávea - e, por consequência, das corridas brasileiras. Adquirido pelo Stud Estellinha na edição 2012 do Leilão da Criação Nacional, o filho de Red Rock Canyon foi o principal cartão de visitas do Haras Las Madres, para a comunidade turfística nacional. Em 2017, o centro criatório situado nas imediações de Curitiba/PR porá à venda 2 produtos: Dancing Cat (número 27, fêmea, filha de Discreet Cat e Quadriglia, por Jules) e Fleet Street (número 41, macho, filho de Redattore e Rua da Carioca, por Know Heights). 

Ainda no campo das atualidadees, o criador do líder Knight of Glory, o Haras Mariana colocará à disposição do "martelo" uma irmã própria de seu ilustre crioulo: Land of Glory (Farenheit e Unique Glory, por Minstrel Glory), no número 96 das vendas. Os lotes 88, de Leader of Dallas (macho, filho de Pounced e Olympic Dallas, por Macho Uno), e 93, de Loyal Lion (macho, filho de Farenheit e Quinta-Feira, por Roi Normand) são as demais inscrições do estabelecimento no evento.

Não é apenas dos resultados recentes, todavia, que respira o Leilão da Criação Nacional ABCPCC. Além dos já citados, há outros criadores que emprestaram sua genética a fim de que fosse escrita a história do PSI criado no Brasil. Desde Viziane, passando pelas suas "Arumbas" e chegando em Dono da Raia, o Haras São Quirino figura, de longa data, dentre os grandes vitoriosos de nossa criação. No fim de semana, o haras colocará à venda uma trinca de produtos, que chamam atenção por serem, todos, filhos de garanhões Nacionais: Querido Garoto (número 15, macho, filho de Quick Road e Garota do Verde, por Crimson Tide), Que Idéia (número 21, fêmea, filha de Quick Road e Idéia de Lady, por Hibernian Rhapsody) e Queridinha (número 77, fêmea, filha de Dídimo e Laranja E Verde, por Sinndar). 

Casa de dois derby winners, dentre outros vários ganhadores clássicos, o Haras Calunga, por sua vez, será responsável por abrir os trabalhos na sexta-feira. Seu crioulo, Alayan (macho, filho de Nedawi e Ae Kae Ae, por King of Kings), é o número 1 do catálogo. Além dele, o criador de Pour Henri e Tenarin também apresentará Once Negro (número 33, macho, filho de Public Purse e Onion Rings, por Roi Normand), Supino (número 45, macho, filho de Agnes Gold e Super Eletric, por Choctaw Ridge), Ultra Bom (número 48, macho, filho de Quick Road e Uiasol, por Choctaw Ridge) e Vision Rapid (número 98, macho, filho de Kodiak Kowboy e Vamos Ro, por Bernstein). 

Legado da Família Perlman para a genética brasileira, o Haras Interlagos teve sua história marcada, de sobremaneira, por três milheiros: num primeiro momento por Jolly Quick, que após sua curta campanha viria a produzir, nos anos 90, a Joe Who - o bicampeão da Milha Internacional e vencedor de G1 nos Estados Unidos. Já nos anos 2000 sua criação revelou Setembro Chove, que além de "champion miler" no Brasil tornou-se o primeiro brasileiro a vencer prova de G1 em Cingapura - e agora tenta fazer as vezes de Joe Who. Isso porque 3 dos 13 produtos do Haras Interlagos no Leilão da Criação Nacional são, justamente, filhos de Setembro Chove: Red September (número 39, macho, filho da matriz Red Polka Dots, por Romarin), Repeat Winner (número 40, macho, filho da matriz Redeye Special, por Efisio) e Famous Victor (número 67, filho da matriz Farr Vintners, por Silent Times).

Be Better (número 3, fêmea, filha de Agnes Gold e Beats Me, por Trempolino), Butch Cassidy (número 4, macho, filho de T. H. Approval e Built To Last, por Knifebox), Dirt Road (número 8, macho, filho de Quick Road e Dica do Dia, por Wild Event), Di Nuovo (número 9, macho, filho de Nedawi e Divertente, por Romarin), Active Approval (número 51, macho, filho de T. H. Approval e Action Street, por Giant Gentleman), Beau Raul (número 54, macho, filho de Cape Town e Belle Bohemienne, por Trempolino), Capri Cruise (número 56, fêmea, filha de Silent Times e Caia Na Folia, por Midnight Tiger), Chilly Nose (número 58, fêmea, filha de Silent Times e Chianti, por Yagli), Lost Approval (número 79, fêmea, filha de T. H. Approval e Loveinanelevator, por Dr. Fong) e Ursa Major (número 97, fêmea, filha de Silent Times e Urlovely, por Northern Afleet) são as suas demais inscrições no leilão.

Localizado em Tatuí, no interior paulista, o Haras San Francesco é outro estabelecimento cuja menção remete, de pronto, ao histórico da criação paulista. Fundado antes mesmo da 2ª Guerra Mundial, o Haras San Francesco foi brindado, ao longo das décadas, com a criação de inesquecíveis corredores. E o haras que já mandara às pistas os históricos Ken Graf, Mamma Rosita e Sushi Bar (este o primeiro animal brasileiro a vencer uma prova no "Carnival" de Dubai), no próximo fim de semana estará representado no Leilão da Criação Nacional por 17 lotes, que fazem do San Francesco o estabelecimento com o maior número de produtos no evento.

Cool-Quarter (número 5, macho, filho de Choctaw Ridge e Cullberg Ballet, por Sadler's Wells), Daisy Quit (número 6, fêmea, filha de Pounced e Daisy Vase, por Fast Gold), Foll's-Quirk (número 13, macho, filho de Choctaw Ridge e Fantasy Lake, por Salt Lake), Great-Question (número 16, macho, filho de Nedawi e Gloriosa Vivi, por Roi Normand), Hot-Quartz (número 19, macho, filho de Plenty of Kicks e Helidaddy, por Langfuhr), Power-Quark (número 34, macho, filho de Quick Road e Paris-It, por Astor Place), Per-Questa (número 35, fêmea, filha de Nedawi e Pin Eighty, por Roi Normand), Tri-Queeny (número 47, fêmea, filha de Nedawi e Tritoletta, por Fantastic Dancer), Ana-Quetal (número 53, fêmea, filha de Nedawi e Ana Jel, por Choctaw Ridge), Day-Quilt (número 60, fêmea, filha de Pounced e Donna Agata, por Choctaw Ridge), Es-Quenta (número 64, fêmea, filha de Plenty of Kicks e Experimenta, por Nedawi), Fast-Quifo (número 66, macho, filho de Choctaw Ridge e Fada de Birigui, por Trempolino), Giant-Quiven (número 70, macho, filho de Nedawi e Grata-Italia, por Choctaw Ridge), Jolly-Quiz (número 75, fêmea, filha de Plenty of Kicks e Joliesse, por Know Heights), Kate-Quira (número 76, fêmea, filha de Quick Road e Kate Excess, por Astor Place), Pepsi-Queen (número 90, fêmea, filha de Nedawi e Pepsi-Fly, por Choctaw Ridge) e um lote não nomeado (número 95, macho, filho de Cisne Branco e Tricolina, por Shudanz) compõe a lista "San Francesco" na licitação.

Criador de éguas memoráveis, como Zabumba e mais recentemente Off The Road, sem prejuízo do ótimo Evil Knievel, o Haras Louveira é outra importante bandeira dentre os criadores sediados em São Paulo. Nesse fim se semana, a Família Mesquita oportunizará aos turfistas brasieiros a aquisição dos seguintes lotes (todass fêmeas, não nomeadas): números 63 (filha de Quick Road e Evamar, por Ski Champ), 65 (filha de Global Hunter e Expressaria, por Giant's Causeway), 81 (filha de Quick Road e Maui, por Ski Champ) e 91 (Quick Road e Pooh, por Footstepsinthesand). Já o Haras Santa Luzia da Água Branca, de criação notabilizada pelo campeão do GP Presidente da República (gr.I), Uigur, e pelo recente quinto colocado no GP Carlos Pellegrini (gr.I), Champion Star, irá à "pista" do tattersall com Gorgeous and Quick (número 17, fêmea, filha de Quick Road e Gorgeous Contessa, por Crimson Tide), Graduada (número 28, fêmea, filha de Shanghai Bobby e Lune Sainte, por Mutakddim), Gold Star (número 31, fêmea, filha de Nedawi e Naomi, por Royal Academy), Grecian Slipper (número 32, fêmea, filha de Quick Road e Onella, por El Prado), Greenstone (número 42, fêmea, filha de Quick Road e Santa Candida, por Espaciado), Grão-Duque (número 68, macho, filho de Nedawi e Glance Wells, por Poliglote), Genuino (número 89, macho, filho de Watchmon e On The Show, por Dr. Carter) e Great Sara (número 94, fêmea, filha de Quick Road e Sara Est, por Choctaw Ridge). 

E para encerrar a lista com chave de ouro, vem a menção a outros 3 criadores cujas fardas, e pupilos, se conhece de norte a sul do país. De histórico bastante recente na criação, o Haras Embalagem ofertará dois de seus crioulos da geração 2015: Gâchette Royal (número 29, macho, filho de Redattore na ganhadora clássica Many Thanks, por Vettori) e General Thriller (número 84, macho, filho de Mellon Martini na irmã própria de Coquetel (1º G1), National Pride, por Burooj). Já o Haras Ponteiro, de recordação vitoriosa ainda "fresca" de Buena Dicha, bem como do "inesgotável" Cabos Blancos, apresentará Haya Suerte (número 20, fêmea, filha de Nedawi e Hitch Hike, por Shudanz) e Herivelto (número 44, macho, filho de Nedawi e Suipatcha, por Nugget Point). Por fim, o Haras São Pedro do Alto, consagrado desde o quilômetro (Hyrat), passando por excelentes éguas de meia distância (Loving New, Questing New e Queen Shu) e chegando até os 2.400 metros (Vero da Vinci), irá "a campo" com Bolt Shot (número 38, macho, filho de Nedawi e Que Ativa, por Action This Day) e Bruna Caprese (número 49, fêmea, filha de Quick Road e Vanity Shu, por Shudanz).

Em síntese, muitas vitórias, troféus e momentos marcantes se confundem com o Leilão da Criação Nacional, bem como com a história dos haras que participam, ano a ano, da licitação. A Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida agradece àqueles que acreditaram, mais uma vez, no evento, e aguarda a turfistas de todas as partes nos próximos dias 5 e 6 de maio, no Jockey Club de São Paulo. E você, que quer experimentar a sensação de ter um craque em suas cocheiras, terá 99 oportunidades de adquiri-lo no fim de semana. Acesse o catálogo oficial aqui.

Mais notícias

Up Money conquista a Prova Especial Vicente Romano

Defensor do Haras Free Way confirmou seu favoritismo e assinalou ótima marca.

Limeira vai à forra contra Livorno e vence G3

Potro do Stud Escorial conquistou o Grande Prêmio Mário de Azevedo Ribeiro (G3).

De ponta a ponta, Hamdilly foi a melhor na Prova Especial Donética

Corredora marcou excelente fase do Stud Embalagem.