22 out 2018 | 09:31:17

Tricampeão da estatística britânica, Silvestre de Sousa iguala Dettori e Ryan Moore

Bridão brasileiro foi premiado durante o Champions Day, em Ascot.


Silvestre de Sousa: pela terceira vez, o jóquei mais vitorioso da Grã-Bretanha.

Imagem: Sky Sports

Quando venceu, em 2015, a primeira estatística de jóqueis, na Grã-Bretanha, Silvestre de Sousa entrou para a história como o primeiro sul americano a fazê-lo. As virtudes do brasileiro, contudo, lhe permitiram que continuasse a obter resultados históricos no berço do turfe mundial. Ontem, durante o Champions Day, de Ascot, o jóquei recebeu seu terceiro troféu de vencedor da estatística.

Das 779 montarias cumpridas na temporada, Silvestre de Sousa converteu 148 em vitórias. Ao tornar-se tricampeão da estatística, Silvestre de Sousa igualou a marca de outros dois ícones das rédeas, ainda em atividade: Lanfranco Dettori (1994, 1995 e 2004) e Ryan Moore (2006, 2008 e 2009).

“É inacreditável conquistar a estatística novamente. Depois de um começo de temporada um pouco devagar, a partir da sua metade o ritmo engrenou e tivemos um ótimo encerramento. Isso demanda muito esforço, mas torna a conquista ainda mais especial”, declarou à reportagem do website Racing UK.

Natural de São Francisco do Maranhão, Silvestre de Sousa iniciou sua carreira na escola de jóqueis aprendizes em São Paulo, no início da década passada. Após atuar, também, em Curitiba, o maranhense rumou para a Europa, no ano de 2003. A primeira parada deu-se na Irlanda, trabalhando para o treinador Dermot Weld. Dois anos mais tarde, o piloto viria a se transferir para o berço do turfe moderno, Inglaterra.

Mesmo num nível de competição bastante exigente, Silvestre de Sousa alçou jornada de grande sucesso. Além das vitórias, que com o passar dos anos tornaram-se cada vez mais frequentes e numerosas, o brasileiro chegaria à condição de jóquei contratado da Godolphin. Foi sob o comando de Sousa, aliás, que a poderosa farda do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum venceu a sua última Dubai World Cup (gr.I) – desde então – com African Story, em 2014. 

Aos 37 anos, Silvestre de Sousa cumprirá a temporada de inverno pilotando no turfe de Hong Kong.

Mais notícias

Absoluta, Love 'N' Happiness confirma liderança no GP Immensity (gr.I)

Filha do nacional Setembro Chove deu demonstração de superioridade.

Éguas na pista: é a Copa ABCPCC Gonçalo Borges Torrealba

Ganhadoras de G1 medem forças na segunda edição da prova integrante da Copa dos Criadores 2022.

Tupã Ceretã reabilita-se e vence o Clássico Siphon (L)

Alazão da Coudelaria Fakidou mostrou forma para a tríplice coroa.