07 ago 2017 | 21:27:09

Vida dedicada ao turfe: Samir Abujamra recebeu o Troféu Mossoró

Entrega do prêmio ao hipólogo deu-se na premiação da Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (gr.III).


Samir Abujamra recebe o Troféu Mossoró ladeado (da esquerda para a direita) por Luiz Edumundo Cardoso Barbosa, Luis Felipe Brandão dos Santos e Sérgio Luis Coutinho Nogueira

Imagem: Divulgação ABCPCC

Enquanto a Família Stabile recebia os troféus pela vitória de Thunder Cat na Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (gr.III), no último sábado (5), na Gávea, a Copa dos Criadores contemplava outro grande momento da tarde festiva. No pódio, Samir Abujamra teve entregue a si o Troféu Mossoró de honra ao mérito.

Diferentemente, porém, dos demais ganhadores do Troféu Mossoró, os feitos de Abujamra não tiveram como referência, apenas, a temporada 2016/2017 do turfe brasileiro. Em que pese o fato de Roderic O’Connor – cuja seleção coube, justamente, ao hipólogo – ter vencido na categoria de melhor reprodutor, o motivo da premiação reflete décadas e décadas de estudos e envolvimento junto à criação do PSI no país.

Ghadeer, tido e havido como a mais bem sucedida importação da história da criação brasileira, passou pelo crivo – e indicação – de Abujamra. Uma década depois, Roi Normand cujos feitos deram-se além de nossas fronteiras pelas patas de Redattore e Riboletta, também desembarcou no Brasil após seleção do profissional. Concomitante e até mesmo previamente, diversos outros reprodutores e matrizes, que ajudaram a escrever a história do cavalo de corrida nacional, foram fruto do conhecimento aplicado de Abujamra.

Em 2010, Abujamra publicou o livro “Turfe: Histórias e Memórias”, no qual relata algumas de suas experiências mais marcantes junto ao turfe. A obra contou com sessões de lançamento em São Paulo e no Rio de Janeiro e permitiu que milhares de pessoas compartilhassem das experiências vividas pelo hipólogo na indústria turfística – brasileira e internacional.

A condecoração de Samir Abujamra resultou de deliberação unânime da Diretoria e do Conselho Deliberativo da ABCPCC, que o parabeniza pelo feito e ratifica seus votos de agradecimento pelos serviços prestados à criação brasileira.

Mais notícias

Fair Value e Frazier garantem fim de semana perfeito para o Stud Rio Dois Irmãos na Argentina

Corredores brasileiros venceram prova graduada e listed para a coudelaria.

Em recorde, Es-Unico dá show em Maroñas e assume a liderança da geração

Crioulo do Haras San Francesco, pertencente ao Stud Crespi, levantou o Clásico Lavalleja (L).

Nota de falecimento: Eloy Luiz Vaccaro

Eloy Luiz Vaccaro Imagem: LanceNoticias.com.br Faleceu nesta sexta-feira (27), aos 83 anos, em Orlando, nos Estados Unidos, o criador e proprietário de animais PSI, Eloy Luiz Vaccaro. Tendo militado tanto na criação quanto na condição de proprietários de cavalos de corrida (Stud Vaccaro), Luizinho, como era carinhosamente chamado, conquistou, dentre outros páreos, o GP Bento Gonçalves de 2015, com Diesmal.... [continua ]