22 dez 2021 | 19:15:59

Aos 25 anos, Dansili despede-se da criação mundial

Garanhão da Juddmonte produziu mais de 150 stakes winners.


Dansili ultrapassou a marca de 150 black typer winners

Imagem: Juddmonte (Divulgação)

Protagonista de uma história que se confunde com a própria missão da Juddmonte, na criação mundial, Dansili morreu, aos 25 anos, no Banstead Manor Stud, em Newmarket, na Inglaterra, após ser acometido por uma pequena enfermidade – que, contudo, revelou-se letal.

As coisas começaram especiais para Dansili logo a partir de sua mãe: ele foi o primeiro produto da excepcional Hasili, uma das melhores matrizes da história do turfe mundial, que deu à luz, nada menos, do que 5 ganhadores de G1.

Tendo em Danehill seu pai, Dansili estreou com vitória, aos 2 anos, na França. Repetiu a dose, na primeira saída, aos 3, idade com a qual perdeu sua invencibilidade ao escoltar Sendawar na Poule D’Essai Des Poulains (G1). Quarto para Golden Snake no Prix Jean Prat (G1), obteve sua primeira vitória black type no Prix Messidor (G3). Tendo pelo caminho, na sequência, o fabuloso Dubai Millenium, finalizou em terceiro no Prix du Haras de Fresnay – Le-Buffard-Jacques Le Marois (G1). Depois, foi terceiro para Sendawar no Prix du Moulin de Longchamp (G1).

Aos 4 anos, emendou 2 vitórias consecutivas: nos Prix Edmond Blanc (G3) e Prix du Muguet (G3). De volta aos grupos I, finalizou em segundo para o Breeders’ Cup winner Kalanisi e para o excelente Giant’s Causeway nos Queen Anne Stakes (G2) e Sussex Stakes (G1), respectivamente. Fora do marcador (pela primeira e única vez, em sua campanha) no Prix du Moulin de Longchamp (G1), voltou a render bem ao formar a dupla, para Indian Lodge, no Prix de La Foret (G1). Em sua derradeira saída, ficou com a terceira colocação da Breeders’ Cup Mile (G1), conquistada por War Chant, em Churchill Downs.

Tendo iniciado sua função de reprodutor no ano de 2001, Dansili foi contemplado, em sua geração inaugural, dentre outros, por Early March, vencedor do Prix la Rochette (G3). Foi na terceira geração de Dansili, porém, que o reprodutor “explodiu”. Em meio aos nascidos em 2004, Dansili conheceu seus 3 primeiros ganhadores de G1. O primeiro deles, aliás, vencedor da principal prova do turfe europeu: Rail Link, que rendeu à Juddmonte mais uma vitória no Prix l’Arc de Triomphe (G1).

Dali em diante, Dansili viria a produzir outros 20 ganhadores de graduação máxima, além de chegar à marca de 151 black type winners. Como avô materno, o garanhão também conseguiu destacar-se, figurando, até aqui, como pai das mães de 97 vencedores individuais de provas clássicas.

Desde 2018, Dansili havia sido aposentado das funções de reprodutor.

Mais notícias

Fascinatin Fanny conquista batismo clássico, em Cidade Jardim

Corredora do Haras Cima segue invicta, na capital paulista.

Choque de líderes à vista: Cash do Jaguarete e Gibraltar Point pré-inscritos no GP Ipiranga

Comissão de corridas do JCSP divulgou ontem (21) relação de pré-inscrições para aberturas das tríplices coroas.

Gaivina segue invicta em provas especiais

Potranca do Haras Santa Maria de Araras obteve a segunda vitória da campanha – a segunda em prova especial – na Prova Especial Be Fair, preparatória da Taça de Prata.