05 ago 2022 | 16:11:32

Copa dos Criadores: Sylvio Bertoli tem legado relembrado no embate dos arenáticos

A Copa ABCPCC Milha Areia homenageia o titular do Haras Santarém.


Sylvio Bertoli e o garanhão Impression, um dos símbolos da criação Santarém.

Imagem: Arquivo pessoal

Celebrado criador e proprietário cujos feitos servem de alicerce para a manutenção de seu haras, mesmo passados quase cinco anos de seu falecimento, Sylvio Bertoli recebe justa homenagem, na Copa dos Criadores, por conta da Copa ABCPCC Milha Areia.

O páreo, que é aberto à participação de animais de 3 anos e mais idade, foi uma das novidades instituídas na Copa dos Criadores, a partir de 2021.

Tendo iniciado suas atividades turfísticas na década de 1960, Bertoli fez do Haras Santarém um dos estabelecimentos mais bem sucedidos da criação paranaense e brasileira. Dentre os inúmeros animais clássicos criados por Bertoli, esteve o histórico Glória de Campeão, recordista brasileiro em prêmios e primeiro PSI nacional vencedor da Dubai World Cup (G1).

Além dos próprios crioulos do Santarém, o haras notabilizou-se pelos serviços de pensionato prestados a outros criadores. Exemplo recente do sucesso desse segmento é Royal Ship, múltiplo ganhador clássico entre Brasil e Estados Unidos e que foi criado pelo Haras Belmont, enquanto pensionista do Haras Santarém.

Vindo de obter duas vitórias “a fio”, por 5 e 7 corpos, C’Est Possible (por Victory Is Ours, de criação do Haras Santarém e propriedade do Stud Fish Storm) é um dos nomes de realce da competição. De volta à pista de areia, sobre a qual venceu duas corridas e obteve um segundo em 3 saídas, John Bull (por Drosselmeyer, de criação do Haras Anderson e propriedade do Haras Sweet Carol) é outro que vai à raia com chances dilatadas.

Na condição de mais novo do lote, Planeta Azul (por Flymetothemoon, de criação do Stud Eternamente Rio e recentemente adquirido pelo Stud Pedalada) medirá forças com os mais velhos, pela primeira vez, após conquistar batismo clássico em sua última corrida. Reaparecendo, In Fact (por Midshipman, do Haras Santa Rita da Serra) tentará manter sua invencibilidade sob os domínios da Gávea.

Naquilo que os mais visados facilitarem, Triple Double (por Catch A Flight, do Stud Escorial) e Toca Maradona (por Kodiak Kowboy, de criação do Haras do Morro e propriedade do Stud Carimillo) estão prontos para levarem a melhor.

A Copa ABCPCC Milha Areia – Sylvio Bertoli será disputada no 1º páreo do próximo domingo, na Gávea, e está marcada para as 14h20.

A COPA DOS CRIADORES ESPERA POR VOCÊ!

Mais notícias

Maroñas: Olympic Harvard, Bet Law e Bang Bang Boom comandaram final de semana brasileiro.

Veterano corredor do Haras Regina venceu o Gran Premio Comparacion (G2), velocista do Haras Calunga/Stud Crespi conquistou o Clásico Francia (L) e crioulo de Niju/Eternamente Rio levantou o Clásico Bizancio Y Sloop (L).

Cherry Dollar conquista batismo clássico na 1000ª vitória de Léo Reis

Filha do nacional Billion Dollar, pertencente ao Haras Alves Teixeira, brilhou no GP Adhemar e Roberto Gabizo de Faria (G3), rendendo ao treinador Leonardo José Reis sua vitória de número 1000.

Vôo de Ícaro bate os mais velhos no quilômetro

Filho do nacional Holding Glory, pertencente ao Stud Bruno Genovesi, conquistou o Grande Prêmio Presidente Márcio Correa de Toledo (G3).