05 ago 2022 | 16:11:32

Copa dos Criadores: Sylvio Bertoli tem legado relembrado no embate dos arenáticos

A Copa ABCPCC Milha Areia homenageia o titular do Haras Santarém.


Sylvio Bertoli e o garanhão Impression, um dos símbolos da criação Santarém.

Imagem: Arquivo pessoal

Celebrado criador e proprietário cujos feitos servem de alicerce para a manutenção de seu haras, mesmo passados quase cinco anos de seu falecimento, Sylvio Bertoli recebe justa homenagem, na Copa dos Criadores, por conta da Copa ABCPCC Milha Areia.

O páreo, que é aberto à participação de animais de 3 anos e mais idade, foi uma das novidades instituídas na Copa dos Criadores, a partir de 2021.

Tendo iniciado suas atividades turfísticas na década de 1960, Bertoli fez do Haras Santarém um dos estabelecimentos mais bem sucedidos da criação paranaense e brasileira. Dentre os inúmeros animais clássicos criados por Bertoli, esteve o histórico Glória de Campeão, recordista brasileiro em prêmios e primeiro PSI nacional vencedor da Dubai World Cup (G1).

Além dos próprios crioulos do Santarém, o haras notabilizou-se pelos serviços de pensionato prestados a outros criadores. Exemplo recente do sucesso desse segmento é Royal Ship, múltiplo ganhador clássico entre Brasil e Estados Unidos e que foi criado pelo Haras Belmont, enquanto pensionista do Haras Santarém.

Vindo de obter duas vitórias “a fio”, por 5 e 7 corpos, C’Est Possible (por Victory Is Ours, de criação do Haras Santarém e propriedade do Stud Fish Storm) é um dos nomes de realce da competição. De volta à pista de areia, sobre a qual venceu duas corridas e obteve um segundo em 3 saídas, John Bull (por Drosselmeyer, de criação do Haras Anderson e propriedade do Haras Sweet Carol) é outro que vai à raia com chances dilatadas.

Na condição de mais novo do lote, Planeta Azul (por Flymetothemoon, de criação do Stud Eternamente Rio e recentemente adquirido pelo Stud Pedalada) medirá forças com os mais velhos, pela primeira vez, após conquistar batismo clássico em sua última corrida. Reaparecendo, In Fact (por Midshipman, do Haras Santa Rita da Serra) tentará manter sua invencibilidade sob os domínios da Gávea.

Naquilo que os mais visados facilitarem, Triple Double (por Catch A Flight, do Stud Escorial) e Toca Maradona (por Kodiak Kowboy, de criação do Haras do Morro e propriedade do Stud Carimillo) estão prontos para levarem a melhor.

A Copa ABCPCC Milha Areia – Sylvio Bertoli será disputada no 1º páreo do próximo domingo, na Gávea, e está marcada para as 14h20.

A COPA DOS CRIADORES ESPERA POR VOCÊ!

Mais notícias

Copa do Criadores: confira o regulamento atualizado e inscreva seu produto!

Pagamento tardio da taxa universal poderá ser realizado até a próxima sexta-feira (30). Imagem da capa: Porfírio Menezes/O Favorito Turfe

Juju Popular estreia com vitória na Prova Especial Indian Chris

Filha do nacional Al Arab pertence ao Haras Figueira do Lago

Silvestre de Sousa reina, pela segunda vez, no berço do turfe moderno

Bridão brasileiro obteve o segundo título da estatística britânica de jóqueis.