24 fev 2017 | 18:33:34

Criação: norte-americanos perdem Royal Delta e Lucky Pulpit

Nos últimos dias duas mortes dentre animais PSI norte-americanos ganharam as linhas dos principais noticiários turfísticos do globo. Em apenas uma semana, Royal Delta e Lucky Pulpit vieram a falecer entre Irlanda e Estados Unidos, respectivamente.

Dona de excelente campanha, Royal Delta morreu ao parir uma filha de Galileo, na Irlanda
Imagem: Keeneland

Uma das melhores fêmeas da última década nos Estados Unidos, Royal Delta (Empire Maker) morreu em decorrência de complicações no parto de uma potranca - filha de Galileo - na sessão irlandesa da Coolmore. Pertencente à Besilu Stables (baseada na Flórida), Royal Delta já havia visitado Galileo em duas ocasiões. Na primeira, em 2014, Royal Delta não acusou prenhez. E na segunda, em 2015, a matriz chegou a acusar positivo em seu teste de prenhez, mas logo em seguida veio a abortar. A potranca, que figura, portanto, como o primeiro e único produto de Royal Delta na reprodução, passa bem. 

"É uma grande perda para todos nós. Felizmente a potranca sobreviveu e passa bem. São coisas que acontecem durante o trabalho de parto e... Você não pode fazer absolutamente nada. É muito difícil", declarou o brasileiro - e bloodstock manager da Besilu Stables - Fabricio Buffolo à reportagem da Blood Horse.

Nascida em 2008, Royal Delta competiu dos 3 aos 5 anos, conquistando 12 vitórias em 22 corridas. Vencedora, por duas vezes, da Breeders' Cup Ladies Classic (gr.I) - que recentemente voltou a ser chamada de "Distaff" - e primeira colocada, ainda, nos Delaware Handicap (gr.I), Beldame Stakes (gr.I), Alabama Stakes (gr.I) e Personal Ensign Stakes (gr.I), Royal Delta foi eleita melhor potranca de 3 anos no Eclipse Awards de 2011 e melhor égua adulta nos Eclipse Awards de 2012 e 2013. Sempre competindo aos cuidados de William Mott, a corredora encerrou sua campanha com mais de US$ 4 milhões em prêmios.

Já Lucky Pulpit desapareceu na Harris Farms (onde desempenhou toda a sua carreira de reprodutor) na Califórnia, vitimado por um ataque cardíaco após realizar a sua primeira cobertura no ano. Nascido em 2001, Lucky Pulpit estava cobrindo a US$ 7,5 mil na presente temporada.

Ao contrário de Royal Delta, Lucky Pulpit passou praticamente despercebido em campanha. Com 3 vitórias em 22 atuações, o alazão obteve sua principal vitória no Smile Stakes em Arlington Park. Tendo ingressado na reprodução em 2007, o garanhão sediado na Califórnia seguiria na penumbra até o ano de 2014, quando seu filho, California Chrome, venceria o Kentucky Derby (gr.I) - sem prejuízo de suas demais conquistas, obtidas dali em diante. 

Pai de 229 animais corridos, e de 148 ganhadores*, Lucky Pulpit também contou, em seu stud record, com os nomes de Luckarack (múltiplo ganhador de stakes), Rousing Sermon (2º em G1) e You're Late (ganhadora de stakes). 

*Números extraídos da página do garanhão no anuário da Blood Horse.

Mais notícias

Nota de Falecimento: Antônio Alvani

Antônio Alvani Imagem: Porfírio Menezes Um dos mais consagrados profissionais de turfe do Brasil, ex-jóquei e ex-treinador Antônio Alvani, faleceu hoje pela manhã, aos 75 anos, no Hospital Regional da cidade de Araranguá, em Santa Catarina. Antonio Alvani Miguel, nascido em 06 de outubro de 1942, começou a carreira, em 1958, no antigo prado Moinhos de Vento, em Porto Alegre.... [continua ]

Ler na íntegra

Aigua confirma favoritismo em listed race

Filha do nacional Molengão, pertencente ao Haras Rio Pardo, conquistou o Clássico Paulo José da Costa e Professor Dr. Paulo José da Costa Junior (L).

Ler na íntegra

Leilão da Criação Nacional: agora no Rio de Janeiro, líderes e “champions” esperam por você

Oitenta e seis produtos de dezoito diferentes criadores serão oferecidos no tattersall do Jockey Club Brasileiro nos próximos dias 22 e 24 de junho.

Ler na íntegra