18 abr 2018 | 11:05:21

Criação perde Giant’s Causeway

Um dos mais bem sucedidos filhos de Storm Cat morreu, aos 21 anos, no Kentucky.


Giant's Causeway revelou-se corredor e reprodutor de destaque. 

Imagem: Coolmore

Um dos mais destacados reprodutores das últimas décadas, o norte-americano Giant’s Cuseway, 21 anos, filho de Storm Cat e Mariah’s Storm (Rahy), morreu na última segunda-feira (16), na Ashford Stud, Kentucky. De acordo com a assessoria de imprensa da Coolmore – proprietária do animal, Giant’s Causeway morreu devido a uma breve enfermidade, sem haver qualquer especificação sobre a aludida doença.

Criado nos Estados Unidos por Michael Tabor, Giant’s Causeway nasceu em 1997 e restou enviado, ainda inédito, para a Irlanda. Treinado por Aidan O’Brien, venceu 9 de seus 13 compromissos, incluindo 6 êxitos em provas de G1: Prix de Salamandre, aos 2 anos, e St. James’s Palace Stakes, Coral-Eclipse Stakes, Sussex Stakes, Juddmonte International Stakes e Irish Champion Stakes, aos 3.

Além das expressivas conquistas, formou a dupla para Tiznow na Breeders’ Cup Classic (gr.I) do ano 2000, numa das mais emocionantes chegadas do histórico da prova.

Em 2002, restou incorporado à reprodução, na seção irlandesa da Coolmore, onde cobriu por aproximadamente US$ 115 mil. Um ano depois, ao ser levado ao Kentucky, teve seus serviços cotados no valor de US$ 500 mil por cobertura.

Nos anos seguintes, Giant’s Causeway viria a se revelar reprodutor de qualidade e resultados ímpares. De acordo com publicação na data de ontem (17), no website da Blood Horse, até o momento Giant’s Causeway conta com 178 black-type winners, dos quais 104 venceram provas graduadas. Enquanto avô materno, o sucesso de Giant’s Causeway igualmente se faz evidente, à medida que filhas suas produziram 86 black-type winners, dentre os quais Gun Runner, atual cavalo do ano, nos Estados Unidos.

Giant’s Causeway chegou, ainda, a visitar haras na Argentina e na Austrália, em temporadas sul americanas de monta. Não conseguiu, todavia, repetir o sucesso evidenciado no hemisfério norte.

Também conforme descrito na aludida matéria trazida pela Blood Horse, Giant’s Causeway fez-se o principal responsável por perpetuar a linhagem do não menos icônico Storm Cat. Atualmente, há 27 filhos de Giant’s Causeway na reprodução, radicados em 3 países diferentes.

Mais notícias

Olympic Fluke vence a Prova Especial Cacique Negro

Corredor do Haras Moema prevaleceu, com autoridade, no embate dos fundistas em Cidade Jardim.

Byblic War bate as mais velhas no GP Presidente Antonio Grisi Filho (G3)

Potranca do Haras Kigrandi alcançou sua terceira vitória consecutiva, sendo a primeira na esfera clássica.

Love 'N' Happiness, uma Setembro Chove, sobra no GP Emerald Hill (gr.III)

Potranca do Stud Chesapeake abandonou o perdedor em alto estilo