03 jul 2017 | 16:27:01

Derbies na Europa: Capri mantém hegemonia da Coolmore na Irlanda; Windstoss, um Shirocco, brilha na Alemanha

Versões da principal prova para animais de 3 anos foram realizadas no fim de semana.


O tordilho Capri conquistou o Derby Irlandês

Imagem: The Telegraph

Nos últimos dias, o turfe europeu contemplou a disputa de duas versões do derby, em diferentes países. Na Irlanda, Capri manteve a hegemonia da Coolmore na galeria de vencedores. Já em solo alemão, Windstoss colocou em evidência nome bastante conhecido dos turfistas brasileiros: Shirocco.

Com € 1,5 milhão de dotação, o Dubai Duty Free Irish Derby (gr.I), em 2.400m na grama, foi disputado por produtos de 3 anos em Curragh. Numa condução inspirada de Seamus Heffernan, que aproveitou a porção interna da raia para trilhar o caminho de Capri, este prevaleceu em final emocionante. No disco, o tordilho resistiu por pescoço aos avanços de Cracksman (Frankel). Wings of Eagles (Pour Moi), vencedor do Epsom Derby (gr.I), terminou em terceiro, apenas focinho atrás de Cracksman.

Capri (filho de Galileo e Dialafara, por Anabaa), criado na Irlanda por Lynch Bages Ltd. & Camas Park Stud, representou a sétima vitória do trio da Coolmore (Derrick Smith, Susan Magnier & Michael Tabor) nas últimas 10 edições do páreo. Galileo, por sua vez, tem no tordilho seu quinto vencedor do Derby Irlandês. Já Aidan O’Brien, que há 20 anos comemorava sua primeira vitória no páreo – com Desert King - hoje obteve o décimo segundo troféu, que faz dele recordista de êxitos dentre os treinadores. Tempo de 2:35.45.

Em Hamburgo, na Alemanha, produtos de 3 anos correram o Deutschess Derby (gr.I), em 2.400m na raia de grama, com € 650 mil de bolsa. Sob a monta de Maxim Pecheur, Windstoss – de criação e propriedade de Gestut Rottgen – derrotou Enjoy Vijay (Nathaniel) por 1 corpo. Rosenpurpur (Pour Moi) finalizou em terceiro.

Windstoss conta com preparo de Markus Klug e obteve sua terceira vitória em 8 corridas. O pai do ganhador, Shirocco (Monsun), deixou 3 gerações no Brasil, com destaque para Some In Tieme. Filho da matriz Wellenspiel (Sternkonig), Windstoss parou os relógios na marca de 2:41.52.

Mais notícias

Demais grandes prêmios do festival do GP Brasil; clique aqui e confira

Festival máximo acontecerá, no final de semana do dia 23 de junho, no Jockey Club Brasileiro.

RS: Linda Nui interrompe série invicta de Best Dubai. Barishnikov atropela com sucesso

Clássicos em formato de comparação, promovendo choques de gerações, foram disputados nesta sexta-feira, em Porto Alegre.

Jockey Club Brasileiro anuncia aumento de prêmios; Raul Lima Neto concede coletiva de imprensa

Presidente do Jockey Club Brasileiro abordou diferentes pautas da gestão do JCB.