31 jan 2026 | 12:05:04

Em Hong Kong, Navio Fantasma e Opazo competem na Classic Mile

Brasileiros estão inscritos no páreo que dará início à Classic Series, neste domingo. Crioulo do Araras tende a ser o favorito dos apostadores.


Navio Fantasma encará a Cassic Mile na condição de provável favorito do público apostador.

Imagem: Hong Kong Jockey Club

Se a tarde de domingo promete ser bastante movimentada, para o turfe brasileiro, com o início das tríplices coroas, na Gávea, bem como pela despedida de Frankie Dettori das pistas - o que acontecerá, justamente, no hipódromo carioca -, logo no início da manhã já haverá emoções no aguardo dos aficionados de plantão. Prova que dará início à Classic Series de Hong Kong (espécie de tríplice coroa para produtos de 4 anos), a Hong Kong Classic Mile será disputada, em Sha Tin, na distância dos 1.600m, raia de grama, com cerca de US$ 1,6 milhão de dotação e largada prevista para as 5h da manhã, no horário de Brasília.

Em meio aos 14 inscritos, há 2 animais brasileiros, competindo por uma vitória inédita para a criação nacional: Navio Fantasma (por Put It Back, de criação do Haras Santa Maria de Araras, agora chamado Sagacious Life) e Opazo (por Rally Cry, de criação do Haras Cifra, agora chamado Winfield).

Treinado por Pierre Ng Pang Chi e tendo sua montaria sido assinada pelo multicampeão local, Zac Purton, Navio Fantasma tende a ingressar no partidor na condição de favorito do público apostador. Em 3 saídas nas raias de Hong Kong, o brasileiro obteve dois primeiros lugares em handicaps class 2. Dentre os inscritos, apenas ele e o australiano Little Paradise possuem vitórias em provas desse nível, no turfe local.

Já Opazo, que estreou em Hong Kong, justamente, na prova em que Navio Fantasma obteve sua segunda vitória, busca melhorar o resultado conquistado por ocasião do mencionado reaparecimento (um nono lugar, após participar ativamente da competição, desde a largada). Inscrição de Mark Newnham, o corredor será pilotado por Lyle Hewitson. Em seu penúltimo trial (espécie de prova teste, utilizada como exercício pelos treinadores locais), Opazo finalizou em terceiro para ninguém menos que Romantic Warrior - o melhor animal do turfe de Hong Kong há, ao menos, duas temporadas.

No Brasil, Navio Fantasma e Opazo mediram forças nos Grandes Prêmios Ipiranga (G1) e Jockey Club de São Paulo (G1) de 2024. Em ambos os páreos, Opazo venceu, quebrando os recordes das respectivas provas. Navio Fantasma, também em ambos os compromissos, finalizou na segunda colocação. Na sequência, Navio Fantasma conquistaria o Grande Prêmio Derby Paulista (G1) - páreo em que Opazo não chegou a competir, porque já negociado, à época, com o turfe de Hong Kong.

Em 2019, Cash do Jaguarete, ao disputar a Classic Mile, finalizou na quinta colocação. Trata-se do melhor resultado obtido por um animal brasileiro, portanto, em todo o histórico da prova. A Classic Series de Hong Kong terá sequência, após a Classic Mile, por ocasião da Classic Cup (1.800/grama, em 1° de março) e do Hong Kong Derby (2.000/grama, no dia 22 de março).

Mais notícias

Em final escamado, Takashi vence a PE Renato Junqueira Netto

Corredor do Stud Forza 3 venceu a prova, pela segunda vez, em sua campanha.

Monumento da criação mundial, Galileo morre na Irlanda

Principal reprodutor do século XXI – cujos feitos permanecerão à vista por décadas e mais décadas – garanhão da Coolmore morreu, aos 23 anos.

De olho no "bi" do GP Major Suckow, Mandrake vence prova teste, em ótima marca

Velocista do Stud H&R conquistou o Grande Prêmio Hipódromo da Gávea.