25 jul 2017 | 00:14:20

EUA: Lady Eli e Abel Tasman brilham em Nova York

Entre grama e areia, provas de G1 destinadas às fêmeas movimentaram Saratoga no fim de semana.


Lady Eli superou incidente na partida para vencer o sexto G1 da campanha

Imagem: America's Best Racing

Além do reaparecimento – seguido de grande decepção – de Arrogate, o turfe norte-americano contou com outras boas atrações no fim de semana. Especificamente na chamada clássica de éguas, duas provas de grupo I foram disputadas em Nova York, mais precisamente no hipódromo de Saratoga. Nos momentos de decisão, brilharam duas conhecidas estrelas do turfe local: Lady Eli e Abel Tasman.

Na distância dos 1.800m na pista de grama, o Diana Stakes (gr.I), com U$$ 500 mil de bolsa, para éguas de 3 e mais anos, teve duas de suas competidoras forçando partida, nos serviços de alinhamento: Antonoe (First Defence) e Lady Eli. A dupla, porém, foi realocada no partidor e a partida restou processada. A britânica Quidura (Dubawi) assumiu a ponta, correndo Dickinson (Medaglia D’Oro) em segundo. Irad Ortiz Jr. mantinha Lady Eli na quinta e penúltima colocação.

Quidura recebeu a carga de Lady Eli na seta dos 300 finais. Dali em diante, ambas protagonizaram um movimentado duelo cujo desfecho revelou a vitória de Lady Eli, por cabeça. Antonoe, que a exemplo de Lady Eli não se abateu pelo incidente na partida, finalizou em terceiro.

Treinada por Chad Brown, Lady Eli (5 anos, filha de Divine Park e Sacre Coeur, por Saint Ballado, de criação de Runnymede Farm Inc. & Catesby W. Clay  e propriedade de Sheep Pond Partner) obteve a nona vitória em 12 corridas. Com campanha marcada por 6 êxitos em provas de G1 – e por uma vitória, a exemplo de Bal A Bali, contra a laminite – Lady Eli parou os relógios na marca de 1:46.17.

Na mesma reunião, potrancas de 3 anos foram à raia no Coaching Club American Oaks (gr.I), em 1.800m na raia de areia, com dotação de US$ 300 mil. Vitória de Abel Tasman, filha de Quality Road e Vargas Girl (Deputy Minister), de criação de Clearsky Farms e propriedade de China Horse Club International Ltd. & Clearsky Farms.

Sob o comando de Mike Smith, Abel Tasman derrotou Elate (Medaglia D’Oro) por cabeça, noutra chegada emocionante do meeting. Salty (Quality Road) finalizou na terceira colocação.

Bob Baffert responde pelo preparo de Abel Tasman, agora dona de 6 primeiros lugares em 9 atuações. Vitoriosa nos Kentucky Oaks (gr.I), Acorn Stakes (gr.I) e Starlet Stakes (gr.I), Abel Tasman registrou 1:51.74 para a distância.

Mais notícias

Porto Alegre: Barishnikov vence o GP Estado do Rio Grande do Sul

Tordilho do Stud M.P.S. brilhou no Hipódromo do Cristal.

"Por una cabeza": El Encinal supera a brasileira No Fear no GP Carlos Pellegrini (G1)

Corredora do Stud RDI produziu atuação "gigante". Mysterious Way, outra brasileira da coudelaria, foi a terceira na Copa de Plata (G1).

Queen of Clubs: a um passo de mais uma tríplice coroa

Tríplice coroada juvenil, potranca da Coudelaria FBL agora se encontra a uma vitória de conquistar a tríplice coroa “adulta”: hoje, venceu o GP Presidente Fernando Jorge Schneider.