27 jun 2021 | 21:05:34

Filo Di Arianna: retorno de craque

Sem correr há mais de 2 anos, brasileiro criado pelo Stud Principessa Di Capri estreou com vitória, neste domingo (27), em Woodbine, ficando a menos de 1s de quebrar o recorde dos 1.400 metros na grama.


Filo Di Arianna venceu firme e arranhou o recorde dos 1.400 metros, em Woodbine

Imagem: Transmissão Woodbine

Neste domingo (27), a Copa dos Criadores marcou a celebração coletiva, de criadores e proprietários, de diferentes partes do Brasil. Todos, em comum, nutrindo o entusiasmo pela criação PSI, no país. E, nessas condições, nada melhor do que uma demonstração de alto nível, do cavalo brasileiro, além-mares.

Foi nesse contexto que Filo Di Arianna, 5 anos, filho de Drosselmeyer e Principessa Capri (Northern Afleet), de criação do Stud Principessa Di Capri e propriedade de Gary Barber, Wachtel Stable & Peter Deutsch, esnobou uma inatividade de mais de 2 anos e, em sua estreia, nas pistas do exterior, venceu um allowance, com dotação de 112 mil dólares canadenses (cerca de R$ 446 mil), na distância dos 1.400 metros, pista de grama, em Woodbine, no Canadá. 

Conduzido pela joqueta Emma-Jayne Wilson, Filo Di Arianna acompanhou, em terceiro, o ritmo emplacado pelo favorito Silent Poet, que era seguido de perto por Not So Quiet. Recebendo a partida na cabeceira da reta final, Filo Di Arianna emplacou sua melhor ação quando Jayne Wilson passou o chicote para a mão esquerda.

Nos últimos 150 metros, mostrando a todos a razão de ter sido escolhido o Melhor Potro de 2 Anos do Brasil, na temporada 2019/2020, Filo Di Arianna partiu, com tudo, para cima dos ponteiros. Ultrapassou-os com segurança, deixando Gray’s Fable, um ganhador de G3 em Gulfstream Park, a 2 corpos e ¼, na segunda colocação. Eskiminzin, um múltiplo stakes winner, em Woodbine, foi o terceiro. Not So Quiet, que reaparecia, mas vinha de vencer dois stakes, em Woodbine, finalizou em quarto. Silent Poet, ganhador de G2 em Woodbine, foi o quinto.

Treinado pelo renomado Mark Casse, Filo Di Arianna conquistou sua 4ª vitória em 4 corridas. Sua derradeira apresentação havia ocorrido 28 de abril de 2019, quando venceu, aos esbarros, o GP Conde de Herzberg (G2), na Gávea. Suas outras duas vitórias aconteceram na estreia, quando conquistou o Clássico José Calmon (L), e no GP Mário de Azevedo Ribeiro (G3).

Negociado com o exterior, Filo Di Arianna foi enviado aos Estados Unidos, onde sofreu uma série de contratempos que retardaram – e, por pouco, não adiaram em definitivo – sua estreia, no hemisfério norte.  

Ao paralisar os relógios na marca de 1:19.97, Filo Di Arianna ficou a menos de 1s do recorde do próprio Silent Poet (hoje derrotado pelo próprio Filo Di Arianna), no tempo de 1:19.22.

Mais notícias

Por diferença mínima, Paraty bate Dominik, em Porto Alegre

Tordilha do Stud Red Bier "deu susto", mas confirmou o favoritismo no Clássico Presidente Naio Lopes de Almeida.

Grécia Central leva a melhor na Prova Especial Emabruk

Adaptada às distâncias curtas, potranca do Haras Cifra conquistou novo êxito

Itaperuna: desfile de craque no GP ABCPCC (G1)

Velocista do Stud Galope, com campanha repleta de conquistas, desta feita atingiu a – tão merecida – vitória de graduação máxima.