16 set 2020 | 16:46:26

Irlanda: Pat Smullen falece, aos 43 anos de idade

Jóquei irlandês, vencedor de 9 estatísticas em seu país e vitórias em provas de renome, sucumbiu na batalha contra um câncer no pâncreas.

Pat Smullen: vitorioso dentro das pistas e admirado fora delas

Imagem: Sporting Life

Um dos melhores jóqueis revelados, nas últimas décadas, no turfe irlandês, Pat Smullen faleceu, na terça-feira (15), em Dublin. A notícia, repercutida nos principais noticiários turfísticos do mundo, indica a perda da batalha travada por Smullen contra um câncer no pâncreas, diagnosticado em março de 2018.

Tendo iniciado sua carreira no início da década de 1990, Smullen emplacou 2 títulos consecutivos, de melhor aprendiz, na Irlanda, nos anos de 1995 e 1996. Passou a emprestar seu talento, constantemente, a animais treinados por destacados profissionais, a exemplo de John Oxx e Dermot Weld.

A principal das suas mais de 1.900 vitórias ocorreu, em 2016, no dorso de Harzand, quando da vitória do defensor de Aga Khan no Epsom Derby (G1, replay abaixo). Os êxitos de Covert Love no Irish Oaks (G1) e no Prix l`Opera (G1), a exemplo dos troféus conquistados com – o nosso conhecido – Refuse To Bend, no 2000 Guineus (G1) e no National Stakes (G1), também marcaram, sobremaneira, a carreira do piloto.

Após a descoberta da doença, tal qual mencionado acima, Smullen foi advertido pelos médicos a por um fim na profissão de jóquei. Passou, então, a colaborar, como colunista, com o Thoroughbred Daily News. Também do lado de fora das pistas, envolveu-se em campanhas e arrecadações de diversos tipos, que levantaram mais de 2,5 milhões de euros para a Cancer Trials Ireland, instituição dedicada ao estudo e tratamento do câncer, no país.

Em 2019, durante a premiação do Cartier Awards, foi agraciado com o troféu de honra ao mérito. Também foi nominado presidente honorário da Federação Internacional das Associações de Jóqueis.  

 

Mais notícias

Leilão da Criação Nacional: Put It Back e Wild Event lideram notas por reprodutores

Com a sua etapa paulista programada para o fim de semana do dia 6 de maio, o Leilão da Criação Nacional ABCPCC teve divulgadas as médias de notas dos pais dos produtos inscritos na primeira "rodada" do leilão - sendo que não foram objeto de avaliação os produtos inscritos na sessão carioca do evento. E com uma média de 3,0... [continua ]

Ler na íntegra

Em possível despedida, Orpheus sobra no Clássico Duplex (L)

Defensor do Stud Jaguarete deverá seguir campanha nos Estados Unidos

Ler na íntegra

Irlanda: depois de Newmarket, Churchill e Winter dominam, também, os guinéus irlandeses

O fenomenal Galileo é pai da dupla que se consolida como os líderes da geração 2014 na Europa

Ler na íntegra