26 set 2023 | 17:01:11

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (61ª edição)


Luan Machado e Next decolam para a vitória, em prova de G3.

Imagem: Barbara Weidi/EQUI-PHOTO

 ESTADOS UNIDOS


LUAN MACHADO:
 Fazendo valer todo o renome dos jóqueis brasileiros no exterior, Luan Machado estabeleceu grande parceria com um determinado animal, a bordo do qual vem conquistando várias provas clássicas: o tordilho Next. Desta feita, a dupla venceu o Greenwood Cup Stakes (G3), no hipódromo de Parx Racing (vídeo abaixo). Next, aliás, obteve vitória impressionante, "dividindo a raia em duas", sem dar chance alguma aos rivais.

Fosse pouco e, horas mais tarde, no hipódromo de Churchill Downs (a mais de 1.000 quilômetros de Parx, portanto), Luan saiu-se bem-sucedido na ponte aérea e foi para a foto com Accredit. Um dia antes, ali mesmo em Churchill Downs, o brasileiro já havia vencido com Blue Kentucky.

Por fim, na segunda-feira, levou para o disco, em Horseshoe Indianapolis, Write Off Jerry.



TIAGO JOSUÉ PEREIRA: Assinando montarias em Los Alamitos, nosso "TJ" foi para a foto da vitória em duas oportunidades, durante a semana. Big Swede e Wok Don’t Run foram os animais vitoriosos que receberam a condução do brasileiro.


FAUSTO HENRIQUE: Depois de poucas semanas de descanso das corridas, mas não do trabalho, o brasileiro voltou a vencer no hipódromo de Mountaineer, para o treinador Juan Silva. Gio Maria, na sexta disputa do dia 24, e River Cat, na terceira prova do dia 19, foram as conquistas do brasileiro, que agora aparece com 51 pontos, no ano.



AUSTRÁLIA


JOÃO MOREIRA: Mais uma vez o nosso “Magic Man” fez brilhar as cores do nosso país, mundo afora. Na Austrália, o brasileiro foi para a foto da vitória em prova de graduação máxima (o Kia Golden Rose), mantendo parceria de sucesso com o craque Militarize (vídeo abaixo), com o qual já havia vencido outras duas provas de G1.

Moreira também foi para a foto da vitória na disputa seguinte da reunião, pilotando Vienna Princess, além de conquistar boas colocações no dia.

 

CANADÁ


LÉO SALLES: Com 4 triunfos durante a semana e aproveitando bem as oportunidades recebidas, Léo brilhou no hipódromo de Woodbine. Começando no dia 21, emplacou um double com Krypto Gains e Nikki Noots. Depois vieram as vitórias de Stolen Money, no dia 23, e de Super Sicily (vídeo abaixo), no dia seguinte.



SINGAPURA

Nossos pilotos também brilham no hipódromo de Kranji. Nessa última semana, pudemos assistir a 5 conquistas deles, por lá.

BERNARDO PINHEIRO foi o primeiro a vencer. Já na segunda disputa do dia, o brasileiro foi para a foto da vitória com Ace of Diamonds, de modo que segue vencendo, semana após semana.

 

BRUNO QUEIROZ conquistou seu segundo hat trick nas corridas locais, o que permite ao brasileiro conquistar seu espaço e ganhar a confiança dos proprietários e treinadores do país. 

Two Million, Pacific Emperor (que bateu o ótimo Super Salut, montaria de Manoel Nunes) e February (vídeo abaixo), no fechamento da reunião, em grande conquista, foram as vitórias do brasileiro.



MANOEL NUNES segue líder com boa folga sobre os rivais, também tendo saído da raia vitorioso, na reunião. Nunes conquistou mais um ponto pilotando City Gold Star, na oitava prova do dia.



ILHAS MAURÍCIO

MICHEL PLATINI: Tomando a ponta na tabela de classificação do local, o brasileiro conquistou mais um hat trick e agora tem um ponto a mais que o seu maior rival nas estatísticas - o jóquei S. Donohoe. Michel soma 24 primeiros lugares contra 23 de seu rival.

Platini foi para a foto da vitória comemorando muito com San Andreas (vídeo abaixo), Chosen Way e Betathantherest.



URUGUAI


JOSÉ LUIS DA SILVA conquistou na última semana mais uma prova clássica, no Hipódromo de Maroñas. Desta feita, o brasileiro foi para a foto da vitória no Clásico Stud Book Uruguayo, em mais uma conquista em parceria com a craque Pacholli. Pacholli é filha dos brasileiros Alcorano e Alegre Baby, por Yagli, de criação e propriedade do Haras Bagé do Sul. Uma inscrição de Jorge Rey.


por Fábio Zerbini

 

Mais notícias

Mandrake aprova aumento da distância na Prova Especial Redattore

Vindo de vencer o GP Major Suckow (G1), potro do Stud H&R competiu, pela primeira vez, acima do quilômetro.

Sem escolher raia, Ziska Blade domina prova especial no gramado

Velocista do Haras Gentil levou a melhor na Prova Especial Jorge da Cunha Bueno e Princesa Héléne Yourievitch.

Leilão da Criação Nacional confirmado para os dias 1º e 2 de maio

Decisão sobre realização presencial ou virtual será divulgada até o dia 15 de abril.