21 jun 2017 | 13:42:12

Leilão da Criação Nacional: agora no Rio de Janeiro, líderes e “champions” esperam por você

Oitenta e seis produtos de dezoito diferentes criadores serão oferecidos no tattersall do Jockey Club Brasileiro nos próximos dias 22 e 24 de junho.


Desde a primeira edição, no ano de 2012, o Leilão da Criação Nacional ABCPCC vem colecionando resultados expressivos. Reunindo criadores de diversas partes do país e oferecendo grande variedade de pedigrees, o leilão serviu de elo entre proprietários e alguns dos melhores corredores surgidos no país, desde então. Ganhadores dos Grandes Prêmios Brasil (gr.I), São Paulo (gr.I), tríplices coroados, “champions” e líderes de geração que passaram pelo tattersall e ajudaram a construir o breve, porém bem sucedido, histórico das vendas. Tradicionalmente realizado em maio, durante o meeting do GP São Paulo, o Leilão da Criação Nacional ganhou, em 2017, uma novidade. Pela primeira vez a licitação contará com uma etapa no Rio de Janeiro. Se há um mês compradores tiveram à sua disposição lote seleto em solo paulista, desta feita outros oitenta e seis promissores produtos aguardam por seus novos proprietários, amanhã (22) e sábado (24) no tattersall do Jockey Club Brasileiro.

Com um animal cada, os Studs Bruno Genovesi, Capitão e o Haras Clark Leite apresentarão produtos de 3 das mais importantes importações realizadas por criadores brasileiros, nos últimos anos. O primeiro oferece Goleadora (fêmea, 34), filha de Drosselmeyer na ganhadora de G3, Exterminadora (Clackson). Já o segundo enviará ao tattersall Máquina do Raul (macho, 31), filho de Shanghai Bobby na produtora clássica Beleza Natural (Mark of Esteem). E o terceiro conta com Pourquoi Pas (fêmea, 46), filha de Discreet Cat na clássica de listed race Mademoiselle Cathy (First American).

Criador do bicampeão do GP José Pedro Ramirez (gr.I), Hielo, dentre outros diversos ganhadores clássicos no eixo Rio-SP, o Haras Di Cellius vai “a campo” com quatro inscritos. Magic Bobby (macho, 04, filho de Shanghai Bobby e Magic Sound, por New Colony), Mac Roy (macho, 27, filho de Kodiak Kowboy e Texas Lady, por Roi Normand), N. N. (fêmea, 69, filha de Wild Event e Biloxi, por Northern Afleet) e Mac Red (macho, 77, filho de Red Rock Canyon e European Girl, por Choctaw Ridge).

No embalo de uma semana mágica, na qual, além do GP Brasil (gr.I) – com Voador Magee – e do GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (gr.I) – com Ekans – também venceu o GP Jockey Club Brasileiro (gr.I) com seu crioulo e candidato a “Champion 2yo”, Jadir, o Stud Eternamente Rio é outra atração do evento. Trem Bala (macho, 14, filho de First American e Nouvelle Cuisine, por Broad Brush), Luar do Certão (macho, 23, filho de Shanghai Bobby e Resting Time, por Northern Afleet), Lobão (macho, 40, filho de Shanghai Bobby e Fire Heart, por Public Purse), Linda Demais (fêmea, 43, filha de Shanghai Bobby e Hillie, por Music Prospector), Letal Curry (macho, 48, filho de Public Purse e Mil Hectares, por Vettori), Still Raining (fêmea, 58, filha de Torrential e Stormbreaker, por Choctaw Ridge) e Tan-Tan Radiosa (fêmea, 60, filha de Plenty of Kicks e Tana’s Kiss, por Nedawi) representarão sua criação no leilão.

Bandeira da escola paulista na criação do PSI, o Haras Interlagos, que também esteve presente na etapa anterior do leilão, voltará a ofertar produtos na sessão fluminense das vendas. Desta feita, o estabelecimento da Família Perlman aparece representado por dois produtos de Christine’s Outlaw. Este, por sua vez, é pai do atual “cavalo do ano” no Troféu Mossoró, Universal Law, bem como genitor de Kris Five, recente ganhador da Milha Internacional da Gávea e que foi vendido no próprio Leilão da Criação Nacional, em 2015. São inscrições do Haras Interlagos no leilão: Mind Your Step (macho, 08, filho de Christine’s Outlaw e Milanollo, por Soviet Star) e Iamyours (fêmea, 82, filha de Christine’s Outlaw e Iakisoba, por Yagli).

Criador e vendedor – neste mesmo leilão, em 2012 – de Invader (campeão do GP Presidente da República (gr.I)), o Haras Las Madres apresentará dois produtos nas vendas dos próximos dias – no caso, duas potrancas netas de reprodutores fundamentais na criação norte-americana. Kassie’s Angel (fêmea, 03, filha de Agnes Gold e Khalissa, por Diesis) e Affinity Road (fêmea, 24, filha de Redattore e Smart Tiffany, por Smart Strike), sendo a segunda irmã materna do ganhador de G3, Grand Martini.

“Casa” de ganhadores do GP São Paulo (gr.I) e do Derby Carioca, o Haras LLC participará do Leilão da Criação Nacional ABCPCC com 9 animais. N.N. (macho, 13, filho de Discreet Cat e Nossa Prosa, por Redattore), N. N. (macho, 16, filho de Tiger Heart e On Stage, por Romarin), N. N. (macho, 20, filho de Salto e Que Festa, por Wild Event), N. N. (fêmea, 32, filha de Agnes Gold e Bio Diversidade, por Roi Normand), U Make It Shine (fêmea, 34, filha de Discreet Cat e Can’t We Try, por Ghadeer), N. N. (fêmea, 38, filha de Glória de Campeão e Energia Estimada, por Agnes Gold), Uma Rosa (fêmea, 47, filha de Silent Times e Mais Que Perfeita, por Miesque’s Son), Utopista (macho, 51, filho de Tiger Heart e Ojos de Miel, por Redattore) e Urbaine (fêmea, 63, filha de Pioneer e Umaita Hill, por Templar Hill).

Sediados em São Paulo, mas conhecidos de turfistas de todo o país – dada a atuação das respectivas fardas, igualmente, em outras praças turfísticas e também no exterior – os Haras Louveira e Mabruk emprestarão o refinamento de sua criação ao leilão, cada um com dois produtos. O Haras Louveira apresentará N. N. (fêmea, 44, filha de Wild Event e Hold Me Tight, por Roi Normand) e N. N. (fêmea, 79 filha de Agnes Gold e For Love, por Roi Normand). Já o Haras Mabruk oferecerá Um de Amor (macho, 30, filho de Quick Road e Autônoma, por Wild Event) e Uncroyable (macho, 33, filho de Wild Event e Bound for Glory, por Put It Back).

Berço tradicionalíssimo da criação brasileira, com feitos conquistados no país e também no exterior, a criação da Fazenda Mondesir é outro grande chamariz do leilão. Ao todo, 15 animais fazem do estabelecimento da Família Peixoto de Castro o participante com o maior número de lotes de toda a oferta – ao lado do Haras Vale Verde, abaixo esposado. Touriga (fêmea, 01, filha de Put It Back e Just Perfect, por Nugget Point), Trieste (fêmea, 05, filha de Shanghai Bobby e Makeover, por Giant’s Causeway), Tom Watson (macho, 06, filho de Shanghai Bobby e Marseille, por Public Purse), N. N. (fêmea, 09, filha de Forestry e Mykonos, por Nedawi), Tour de Force (fêmea, 10, filha de Drosselmeyer e Naughty Lady, por Know Heights, oferecida pelo Stud Pebble Beach), The Strip (fêmea, 11, filha de Drosselmeyer e Netherlands, por Point Given), Turnberry (macho, 10, filho de Forestry e Newport Beach, por Pioneering), Têtê Princess (fêmea, 21, filha de Put It Back e Rebecca Lynn, por Sagamix), Ticket To Ride (macho, 28, filho de Put It Back e La Française, por Nedawi), Turkish (macho, 37, filho de Shanghai Bobby e Endlessly, por Candy Stripes), Thalasso (macho, 41, filho de Shanghai Bobby e Great Love, por Roi Normand), Tuerredda (macho, 45, filho de Drosselmeyer e Honey Mustard, por Ghadeer, oferecido pelo Stud P C), Today And Tomorrow (fêmea, 67, filha de Put It Back e Xastrid Halo, por Spring Halo), N. N. (fêmea, 73, filha de Public Purse e Divina Flower, por Royal Academy) e Taça (fêmea, 83, filha de Public Purse e Ilaura, por Nedawi).

Farda conhecida, de sobremaneira, pelos turfistas cariocas, o Stud Pixote, colocará à disposição dos investidores uma dupla de potrancas. A primeira delas, não nomeada (número 15 do catálogo) é filha de Forestry e Olympic Firstclass (First American), irmã materna, portanto, da atual líder na Gávea, Silence Is Gold. A segunda, por sua vez, não nomeada e filha de Agnes Gold e Sonora Gold (Siphon), aparece no número 25 da licitação.

De longa militância no turfe brasileiro, tanto fazendo as vezes de proprietário, como investindo na criação, o Stud Quintella reservou trio de sua propriedade para o Leilão da Criação Nacional ABCPCC. Criador e proprietário do ganhador de G1, e atualmente tido como promessa dentre os reprodutores nacionais, Poker Face, o Stud Quintella oferecerá dois exemplares deste semental: Nagoya (fêmea, 49, filha de Poker Face e Namaste, por Point Given) e Oberon (macho, 50, filho de Poker Face e Obedient Cathy, por Northern Afleet). Inobstante, a coudelaria também coloca à venda Poppins Mary (fêmea, 19, filha de Shanghai Bobby e Pop Lady, por Point Given).

Nome de referência em meio aos reprodutores de velocidade, Tiger Heart, sem prejuízo de outros exemplares seus a ser leiloados ao longo do evento, tem seus predicados postos à venda por meio de um casal do Haras São Luiz. N. N. (fêmea, 17, filha de Tiger Heart e Outra Mais, por Stuka) e Autenticado (macho, 42, filho de Tiger Heart e Hill Side, por Blush Rambler). A primeira é irmã materna da ganhadora de G3, Fantastic Eyes e do ganhador de listed, Sib Macho Uno. Já o segundo se trata de irmão materno do ganhador graduado Tane.

Após vender parte de sua criação 2015 na etapa paulista do leilão, o Haras San Francesco volta ao “martelo” por meio de duas fêmeas cujas linhas baixas acusam nomes de corredores que marcaram época, tanto em Cidade Jardim, quanto na Gávea. Day-Quilt (fêmea, 74, filha de Pounced e Donna Agata, por Choctaw Ridge), tem como segunda mãe a ganhadora graduada Double Kiss. Kate-Quira (fêmea, 85, filha de Quick Road e Kate Excess, por Astor Place) tem em sua linha baixa matrizes que deram origem, dentre outros animais, ao arenático Kito Hope e ao ganhador do GP São Paulo (gr.I), Ken Graf.

Quatro anos após comemorar a conquista da tríplice coroa de Plenty of Kicks, o Stud São Francisco da Serra inscreve no Leilão da Criação Nacional ABCPCC uma dupla de potrancas filha de seu ilustre defensor em pista. Vestida de Rainha (fêmea, 65) é o primeiro produto da ganhadora clássica, Vestida Para Matar (Northern Afleet). Elusive Romance (fêmea, 75, filha de Plenty of Kicks e Elusive Star, por Elusive Quality) é neta da múltipla produtora clássica Omaha (Roi Normand), que originou, dentre outros animais, à exportada Années Dorées e ao milheiro Martim Caçador.

Numa temporada da excelentes resultados – vide a conquista do GP Presidente da República (gr.II), em Cidade Jardim, por Hard Trick, e a vitória no Criterium do GP Conde de Herzberg (gr.II), na Gávea, de Imperial Castle – o Haras Springfield participará do Leilão da Criação Nacional ABCPCC com 14 inscrições. Jacks Street (macho, 02, filho de Discreet Cat e Katharina Glory, por Minstrel Glory), Jealous Guy (macho, 07, filho de Discreet Cat e Mia Roma, por Roi Normand), Just Cat (macho, 18, filho de Discreet Cat e Pavlova’s Dance, por Music Prospector), Jaffar (macho, 22, filho de Shanghai Bobby e Recherchèr, por Northern Afleet), Jerico (macho, 35, filho de Amigoni e Clerico, por Elusive Quality), Jalisco (macho, 36, filho de Amigoni e Did Not Stutter, por Bernardini), Jura Pra Ti (fêmea, 52, filha de Discreet Cat e Olympic Free, por Choctaw Ridge), Jessess Miss (fêmea, 53, filha de Discreet Cat e Passing Note, por Luhuk), Jazz Hunter (macho, 56, filho de Discreet Cat e Quick N Elusive Gal, por Elusive Quality), Just Quick (fêmea, 57, filha de Quick Road e Seeking Luck, por Lucky Roberto), Jornal Du Soir (macho, 61, filho de Amigoni e Tinha Que Ser, por Roi Normand), Just Music (macho, 66, filho de Amigoni e World Harmony, por Empire Maker), Jean-Claude (macho, 76, filho de Amigoni e Escena de Amor, por Northern Afleet) e Jackson Story (macho, 78, filho de Amigoni e Fiction Story, por Roi Normand).

Com sede paulista, mas resultados – e clientes – por todo o país, o Haras Vale Verde, conforme antecipado, figura, ao lado da Fazenda Mondesir, como criador com maior número de inscritos no leilão – 15, ao todo. Com filiações bastante variadas, para gostos de que vão desde os apreciadores da velocidade até os que buscam o classicismo, o Haras Vale Verde levará a leilão: Monte Casino (macho, 26, filho de Put It Back e Superáguia, por Wild Event), Magia Negra (fêmea, 29, filha de Molengão e Altamira, por Highest Honor), Made In China (fêmea, 54, filha de Major Storm e Puppy Moon, por Roi Normand), Master Tiko (macho, 50, filho de Time For Fun e Quaresmeira, por Shudanz), Marinho (macho, 59, filho de Major Storm e Sweet Mariana, por First American), Monte Castelo (macho, 62, filho de Wild Event e Trimstar, por Roi Normand), Milk Way (fêmea, 64, filha de Time For Fun e Una Belíssima, por Nedawi), Mister Eco (macho, 68, filho de Wild Event e Art Eco, por Signal Tap), Mighty Mouse (macho, 70, filho de Time For Fun e Come Un Fiore, por Redattore), Milréis (macho, 71, filho de Time For Fun e Desejada Event, por Wild Event), Mister Sandman (macho, 72, filho de Mr. Nedawi e Dimanche, por Romarin), Madame Min (fêmea, 80, filha de Time For Fun e Gabi da Guanabara, por Araçaí), Berílio (macho, 81, filho de Siphon e Granada de Mão, por Fast Gold), Moving Alone (macho, 84, filho de Time For Fun e Immortal Prada, por Put It Back) e Moon Glow (fêmea, 86, filha de Time For Fun e Las Palmeras, por Nedawi).

A Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida agradece aos participantes da etapa Rio de Janeiro do Leilão da Criação Nacional ABCPCC e espera por turfistas de todo o Brasil nos próximos dias 22 e 24 de junho, no Jockey Club Brasileiro. E você, que quer experimentar a sensação de ter um craque em suas cocheiras, terá 86 oportunidades de adquiri-lo no fim de semana. Acesse o catálogo oficial aqui.

Mais notícias

Em recorde, First Amour prevalece no GP Presidente da República (L)

Crioulo do Haras Fronteira pertence ao Haras Rio Iguassu.

Troféu Mossoró 2019: Candidatos ao prêmio de Melhor Potro de 3 anos

Votação (exclusiva para associados) até 30/7 às 17h pelo link https://abcpcc.com.br/votacao.

Olympic India levanta a XXV Copa Japão de Turfe - ITOCHU (gr.III)

Filha de Shanghai Bobby é de criação e propriedade do Haras Regina.