06 jun 2024 | 22:05:05

Múltipla ganhadora clássica, Empoderada encerra campanha

Vencedora, dentre outros páreos, do GP Barão de Piracicaba (G1), será coberta por Kentuckian.


Múltipla ganhadora clássica, Empoderada será coberta por Kentuckian.

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Dona de 4 primeiros lugares (todos eles obtidos em provas da chamada clássica do Jockey Club de São Paulo), Empoderada teve sua campanha encerrada. A crioula do Haras Old Friends - a quem também defendeu, em campanha - encontra-se no Paraná, para ser coberta por Kentuckian, em sua primeira temporada, enquanto matriz.

Empoderada iniciou sua campanha aos 2 anos e, de lá até a conclusão de seu retrospecto, aos 4, produziu 13 atuações - sempre sob aos cuidados de Selmar Lobo. Na estreia, venceu a Prova Especial Joaquim da Cunha Bueno (1.400m, grama). Já aos 3 anos, prevaleceu no Grande Prêmio Barão de Piracicaba (G1, 1.600m, grama, replay abaixo), quando do início da tríplice coroa, em Cidade Jardim, no ano de 2022. Nos desafios seguintes, finalizou em quarto no GP Henrique de Toledo Lara (G1) e em quinto no GP Diana (G1).

Em preparativos para a tríplice coroa carioca, no início de 2023, conquistou, na areia de Cidade Jardim, a Prova Especial Baronesa Marie Blanche Von Leithner (1.600m, areia). Não tendo obtido colocação no "Possolo", retornou, então, à capital paulista, onde deu sequência à campanha. Em 2024, derrotou os machos no GP Presidente José Cerquinho de Assumpção (G3, 1.600m, grama), prova preparatória para o GP Presidente da República (G2), que, por sua vez, marcou a despedida de empoderada das pistas, marcada pelo quinto posto obtido, na prova vencida por Quisar.

Filha de Drosselmeyer e Ke Mint (Royal Academy), Empoderada é irmã materna de outro destacado elemento do histórico de seu estabelecimento criatório: Sai de Baixo (Elusive Quality), outra múltipla ganhadora clássica que, especializada nas provas de velocidade, tornou-se recordista dos 1.000 metros (grama), em Cidade Jardim. Até hoje, aliás, compartilha, com Wenzel Blade, a marca de 53.53.

Acompanhou Empoderada, no início da nova etapa, D'Yquem (5 anos, por Drosselmeyer e Vega Sicilia, por Vettori). Igualmente de criação do Haras Old Friends e, em pista, defensora da farda da Coudelaria Fantastic, D'Yquem será coberta por Camelot Kitten. Em 23 corridas, obteve 5 primeiros lugares, incluindo o GP Luiz Fernando Cirne Lima (G3, 1.800m, areia) e o Clássico Natal (L, 1.900m, areia).

 

Mais notícias

Dalheconquistadora e Jaffar vencem melhores provas de ontem

Produtos da geração 2015 levaram a melhor sobre animais mais velhos.

New In Town: o turfe brasileiro posto à prova

Mais do que a sétima vitória verde e amarela no GP Carlos Pellegrini, corredor do Haras Regina representa o PSI brasileiro, da atualidade, na maior vitrine do turfe sul americano.

Uruguai: First Thing rende mais um Derby à criação brasileira

Crioulo do Stud TNT emplacou atropelada irresistível no Gran Premio Nacional (URU-gr.I). Great Spirit (3º) e Thalasso (5º) foram os outros dois brasileiros a subir no marcador.