22 out 2018 | 12:31:17

Tricampeão da estatística britânica, Silvestre de Sousa iguala Dettori e Ryan Moore

Bridão brasileiro foi premiado durante o Champions Day, em Ascot.


Silvestre de Sousa: pela terceira vez, o jóquei mais vitorioso da Grã-Bretanha.

Imagem: Sky Sports

Quando venceu, em 2015, a primeira estatística de jóqueis, na Grã-Bretanha, Silvestre de Sousa entrou para a história como o primeiro sul americano a fazê-lo. As virtudes do brasileiro, contudo, lhe permitiram que continuasse a obter resultados históricos no berço do turfe mundial. Ontem, durante o Champions Day, de Ascot, o jóquei recebeu seu terceiro troféu de vencedor da estatística.

Das 779 montarias cumpridas na temporada, Silvestre de Sousa converteu 148 em vitórias. Ao tornar-se tricampeão da estatística, Silvestre de Sousa igualou a marca de outros dois ícones das rédeas, ainda em atividade: Lanfranco Dettori (1994, 1995 e 2004) e Ryan Moore (2006, 2008 e 2009).

“É inacreditável conquistar a estatística novamente. Depois de um começo de temporada um pouco devagar, a partir da sua metade o ritmo engrenou e tivemos um ótimo encerramento. Isso demanda muito esforço, mas torna a conquista ainda mais especial”, declarou à reportagem do website Racing UK.

Natural de São Francisco do Maranhão, Silvestre de Sousa iniciou sua carreira na escola de jóqueis aprendizes em São Paulo, no início da década passada. Após atuar, também, em Curitiba, o maranhense rumou para a Europa, no ano de 2003. A primeira parada deu-se na Irlanda, trabalhando para o treinador Dermot Weld. Dois anos mais tarde, o piloto viria a se transferir para o berço do turfe moderno, Inglaterra.

Mesmo num nível de competição bastante exigente, Silvestre de Sousa alçou jornada de grande sucesso. Além das vitórias, que com o passar dos anos tornaram-se cada vez mais frequentes e numerosas, o brasileiro chegaria à condição de jóquei contratado da Godolphin. Foi sob o comando de Sousa, aliás, que a poderosa farda do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum venceu a sua última Dubai World Cup (gr.I) – desde então – com African Story, em 2014. 

Aos 37 anos, Silvestre de Sousa cumprirá a temporada de inverno pilotando no turfe de Hong Kong.

Mais notícias

Em sua geração de estreia, Gun Runner quebra recorde de premiações

Produtos da primeira geração do garanhão da Three Chimneys, ao ultrapassarem US$ 3,8 milhões, fizeram da sua prole de 2 anos a mais premiada da história, partindo de um reprodutor debutante.

Edição inaugural da Pegasus Brasil recebe 11 inscrições

Prova com R$ 105 mil de dotação será disputada em Curitiba, no dia 2 de dezembro.

Henrique Eight vence a Prova Especial Alfredo Sestini

Filho do nacional Siphon pertence ao treinador Júlio César de Moura Rosa.