12 jan 2021 | 19:08:53

Um ourives do turfe: morre o Príncipe Khalid Abdullah

Precursor da Juddmonte Farms deixa extenso legado, para o turfe mundial, do qual participou como um dos seus mais exitosos criadores e proprietários.


 

Príncipe Khalid Abdullah: um turfman para a história

Imagem: Juddmonte Farms

Verdadeiro ourives do tufe internacional, o qual conheceu seu dom de talhar e esculpir grandes talentos, dentro e fora das pistas, o Príncipe Khalid Abdullah faleceu, nesta terça-feira (12). Criador da Juddmonte Farms, teve sua morte comunicada pelas mídias da própria coudelaria cuja farda ajudou a tornar uma das mais vitoriosas de todos os tempos.

Tendo dado seus primeiros passos, como proprietário, na década de 1950, venceu, em 1979, o Middle Park Stakes (G1), com Know Fact. Um ano depois, a partir da matriz Metair, deu início ao império vitorioso da Juddmonte Farms.

De lá para cá, com bases criatórias divididas entre Europa e Estados Unidos, revelou mais de 500 stakes winners, dentre os quais alguns dos melhores PSI da história. Animais do quilate de Dancing Brave, Empire Maker, Frankel e Enable, criados pela coudelaria, juntaram-se outros adquiridos de terceiros, como, por exemplo, Arrogate, que, de igual modo, renderam à farda os troféus das mais cobiçadas provas do turfe internacional.

Ao todo, a Juddmonte Farms foi representada, durante 4 décadas, por 118 ganhadores individuais de G1, dos quais 102 criados pela própria corporação.

Do lado de fora das pistas, sem prejuízo de todo o investimento e vanguardismo, principalmente, em matéria genética, Príncipe Khalid Abdullah fomentou grandes talentos, entre os profissionais que lhe prestaram serviços. Nenhum exemplo, talvez, tenha sido tão icônico quanto o de Robert Frankel – que, recebendo oportunidades de grande potencial, advindas da Juddmonte, tornou-se um dos mais icônicos treinadores do turfe norte-americano e internacional.

No Brasil, além de ter galgado vários admiradores e torcedores, a Juddmonte Farms também apresentou sua herança genética. Public Purse e Courtier são exemplos mais recentes, sem prejuízo de todas as expectativas em torno de Hofburg.

Para conferir a nota oficial da Juddmonte, clique aqui.

Para conferir a lista de provas internacionais vencidas pela Juddmonte, clique aqui.

Mais notícias

Inscrições para provas clássicas do GP Paraná encerram-se na quarta-feira

Festival máximo do turfe paranaense acontecerá no sábado do dia 5 de dezembro.

Derby winner de Epsom, Wings of Eagles tem campanha encerrada

Lesão pôs fim precoce à campanha do francês da Coolmore.

De ponta a ponta, Dark Bobby confirma favoritismo no GP Presidente Vargas (G3)

Milheiro pertence ao Stud Stabile Quintella.