13 nov 2020 | 18:58:39

Um show de American Tiz no Grande Prêmio Bento Gonçalves

Arenático de Maurício Roriz dos Santos venceu a prova máxima do turfe gaúcho por ampla margem.


American Tiz dividiu a raia em duas: vitória esmagadora

Imagem: JCRS (Facebook)

Principal disputa do ano, em Porto Alegre, e um dos momentos mais importantes do calendário turfístico nacional, o Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2), em 2.400m na pista de areia, para animais de 3 e mais anos, foi realizado nesta sexta-feira (13), no Jockey Club do Rio Grande do Sul. Vitória esmagadora de American Tiz, 5 anos, filho de First American e Tiz Classy (Tiznow), de criação de Paulo Neri de Lima Bérgamo e propriedade de Maurício Roriz dos Santos.

Como esperado, o vencedor do “Protetora”, Aeromani, largou já “vigiado” por Jet Lag, o “faixa” do candidato ao “tetra”, Ilustre Senador – que corria em terceiro. Na primeira passagem do lote pelo disco, American Tiz igualava a linha de Ilustre Senador, sendo que a dupla corria cerca de 3 corpos atrás dos dois primeiros – também emparelhados.

Olympic Iron, Adriansassy e Tricky Step corriam nas posições subsequentes.

Na reta oposta, Aeromani desprendeu-se de Jet Lag, na altura dos últimos 1.400 metros. American Tiz, por sua vez, passou para segundo. Faltando 1.000 metros para o disco, Marcelo Souza, o jóquei de American Tiz, aplicou o xeque mate: seu conduzido ultrapassou Aeromani e “saiu tirando”, como dito na gíria.

American Tiz girou sozinho para a reta final. Sem qualquer exagero, sua vantagem, sobre Ilustre Senador, era de 10 corpos. Nos 300 finais, os 10 corpos já haviam virado 20. Somente fazendo aumentar sua margem, galão a galão, American Tiz alcançou o disco com uma “avenida” à frente de Ilustre Senador. Olympic Iron foi o terceiro. Aeromani e Adriansassy completaram o marcador. A seguir, Tricky Step.

Treinado por A. Soares, American Tiz conquistou a sexta vitória (segunda clássica) em 21 saídas. Também ganhador do GP Professor Nova Monteiro (G3), na Gávea, hoje percorreu a milha e meia no tempo de 2:41.20.

Mais notícias

EUA: Jolie Olímpica retorna para tentar segunda vitória no Las Cienegas Stakes (G3)

Corredora brasileira reaparece, neste sábado (9), em Santa Anita.

Proprietários de Hong Kong adquirem Jadir

Líder da geração 2014 na Gávea e candidato ao título de “melhor potro de 2 anos”, no Troféu Mossoró, partirá para a Ásia.

Com 478 primeiros lugares no ano, Francisco Leandro bate recorde sul-americano

Bridão brasileiro alcançou seu recorde nesta terça-feira, em La Plata.